Assinar

IA já é aliada do departamento de RH, indica Distrito

Buscar
Publicidade
ProXXIma

IA já é aliada do departamento de RH, indica Distrito

Levantamento "AI for HR" indica que mais de 34% das empresas estão em processo de adoção da inteligência artificial

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


6 de dezembro de 2024 - 12h12

ia rh

(Crédito: Visual Generation/Shutterstock)

O uso inteligência artificial (IA) já tem sido bastante debatido no âmbito do marketing, mas existem outros departamentos que também tem adotado a tecnologia. É o caso da área de recursos humanos (RH), conforme indica pesquisa do Distrito, batizada de “AI for HR”.

Segundo o relatório, mais de 34% das empresas estão em processo de adoção de IA. Além disso, quase a metade delas (49%) estão na fase de de planejamento para implantar as ferramentas.

Ao todo, o Distrito consultou 160 profissionais do setor de recursos humanos, entre diretores, gerentes e chefes da área.

Entre as principais operações em que a tecnologia é utilizada, recrutamento e seleção lidera com 38% das menções. Na sequência, aparecem treinamento e desenvolvimento (19,8%) e gestão de desempenho (15,7%).

As vantagens destacadas pelo relatório incluem a automação de processos repetitivos, para 29,4% das companhias, e a melhoria em tomadas de decisão e redução de custos operacionais, com 20,2% e 19,7%, respectivamente.

O estudo revela, ainda, a existência de desafios culturais e de governança relacionados ao uso da IA, bem como aborda iniciativas para superá-los. O Distrito apurou que mais da metade dos respondentes aponta não contam com nenhum especialista de IA em toda a organização. Já 32,5% disseram ter poucos especialistas. Em RH, especificamente, a área carece de especialistas de tecnologia em 87,5% dos casos.

Há um destaque para a dificuldade de dificuldade de definições de estratégias claras em diversas áreas (4,9%): 47,2% das empresas não tem nenhuma estratégia, enquanto 41,2%. Apesar disso, cerca de 66% das companhias já investem em capacitação dos colaboradores acerca do uso da IA.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • 10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    10 tendências de publicidade digital para 2025, segundo a US Media

    Bruno Almeida, CEO da empresa, destaca temáticas como IA, programática e social commerce

  • Canva: sete tendências de design para 2025

    Canva: sete tendências de design para 2025

    Relatório identifica sete tendências que mostram como será o trabalho e a criatividade no ano que vem.