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Inteligência artificial: como usar a tecnologia no e-commerce

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Inteligência artificial: como usar a tecnologia no e-commerce

Alex Moro, especialista em e-commerce e influencer do Mercado Livre, pontua como as ferramentas de IA podem ser aliadas das vendas do comércio eletrônico

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5 de junho de 2023 - 6h03

Apesar de 48% dos brasileiros temerem a perda de seus empregos para ferramentas de inteligência artificial (IA), a tecnologia é vista como aliada por grande parte dos trabalhadores. A pesquisa anual de tendências do trabalho da Microsoft, divulgada neste mês, mostra que 75% dos trabalhadores delegaria tarefas para inteligências artificiais para aliviar a própria carga de trabalho. Além disso, estudo da KPMG mostra que 84% dos brasileiros acreditam que a inteligência artificial é confiável. Mas, como a inteligência artificial no comércio eletrônico pode mehorar as vendas?

inteligência artificial comércio eletrônico

Alex Moro é influencer oficial do Mercado Livre (Crédito: Divulgação)

Assim, no cenário do comércio eletrônico, a inteligência artificial também tem sido aliada, há tempos, tanto na área de prospecção quanto na publicidade. “A IA sempre esteve no comércio eletrônico, principalmente na questão de identificar qual o seu perfil para oferecer o melhor produto”, pontua Alex Moro, especialista em e-commerce, influencer oficial do Mercado Livre e consultor certificado Platinum. Moro explica como as ferramentas de IA podem ser aliadas das vendas do comércio eletrônico.

Meio & Mensagem – Não é de hoje que existe IA sendo utilizada no comércio eletrônico. O que mudou agora com a IA generativa?
Alex Moro – Ademais, a inteligência artificial sempre existiu dentro do comércio eletrônico, principalmente na questão de identificar qual é o seu perfil para oferecer o melhor produto. Mas, agora, consegue fazer atendimento nível 1 de suporte na sua empresa, como resolver alguns problemas de troca ou devolução. Também consegue fazer atendimento ativo de vendedor numa loja virtual. Por exemplo, consegue identificar que o cliente está vendo uma bolsa preta de couro e subir um pop-up, como se fosse vendedor mesmo, e fazer perguntas-chave para identificar essa pessoa.

Experiência do cliente

M&M – Como a IA pode ajudar a melhorar a experiência do cliente em um marketplace? E o dono do negócio?
Moro – Os marketplaces sempre tiveram inteligência artificial, contudo, o marketplace tem muito mais dinheiro para investir em IA. Eles conseguem ajudar o cliente, entregando o melhor produto para esse cliente. Sempre teve para identificar o comportamento, para um remarketing mais eficaz, contudo, agora a inteligência artificial consegue prever e, por exemplo, no caso do Mercado Livre, até adicionar produtos complementares no seu carrinho no momento da compra. Isso sempre teve, mas, agora, de forma muito mais assertiva com a inteligência artificial. E, na outra ponta, o vendedor consegue criar descrições mais completas, títulos com a semântica mais poderosa, ou seja, usando as palavras de acordo com o perfil dos clientes.

Aplicações práticas de IA

M&M – Quais são algumas das aplicações práticas da IA no contexto do e-commerce?
Moro – Algumas das aplicações práticas são o atendimento personalizado e rápido. Sabemos que os humanos tendem a errar, tem o humor. A inteligência artificial não tem humor, erra menos, não falta. Uma aplicação prática é ter atendimento 24 horas, fazendo suporte de forma muito mais personalizada, sem envolver o humor e o contexto da vida pessoal de um vendedor.

M&M – Quais são as tendências emergentes na aplicação de IA no setor de e-commerce e como podem beneficiar os negócios?
Moro – Assim, ela consegue criar projetos, criar processos no e-commerce, identificar no filme a quantidade de mercadorias. Através de inteligência artificial, consigo melhorar a setorização de estoque do e-commerce e, com isso, ganhar mais tempo hábil para envio de mercadoria. Por mais que isso sempre tenha existido, agora, todo dia, a cada semana, a inteligência artificial avança mais em todas as áreas, principalmente em áreas de logística. Consigo embalar, despachar muito mais rápido, muito mais eficaz.

M&M – Quais são alguns exemplos reais de empresas que estão usando a IA de forma inovadora para impulsionar o crescimento de seus marketplaces?
Moro – Destaco aqui a Magazine Luiza. Antes do estouro das inteligências artificiais, eles tinham lançado a Lu, sua garota propaganda. E a Magazine Luiza está prometendo para o futuro que a própria Lu vai conseguir atender seu cliente, na loja virtual.

Ferramentas de IA

Por fim, Moro lista seis ferramentas que utilizam IA para aumentar as vendas. São elas:

ChatGPT Criação de títulos e descrições de anúncios de produtos. O segredo é saber fazer a pergunta certa e dar o máximo de detalhes possível para receber resposta assertiva.

Dall-e 2 Gerar imagens para se servir de inspiração para as produções próprias do vendedor de e-commerce.

Canva Pro Criação de fotos dos produtos, alteração de detalhes, cores, estilo de roupas e ambientes.

Vidyo AI Criação de cortes de vídeos e legendas automáticas.

Adobe Firefly Geração de imagens através de textos.

CopyBase Ferramenta com parceria exclusiva com a Escola Efeito Empreendedor, desenvolvida exclusivamente para auxiliar os lojistas a criarem os melhores anúncios para marketplaces e e-commerce.

 

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