Assinar

KPMG: adoção de IA no varejo aumentará nos próximos três anos

Buscar
Publicidade
Notícias

KPMG: adoção de IA no varejo aumentará nos próximos três anos

Relatório da KPMG aponta um crescimento de mais de 150% na implementação da ferramenta no setor

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


28 de abril de 2025 - 6h03

KPMG aponta alta de orçamento para IA (Crédito: Universe/ShutterStock)

KPMG aponta alta de orçamento para IA (Crédito: Universe/ShutterStock)

O Relatório Global de IA em Finanças, da KPMG, apontou que, atualmente 33% das empresas de varejo do setor de consumo já fazem uso de inteligência artificial (IA) de forma parcial ou ampla.

Esses dados tendem a aumentar, segundo a consultoria, que aponta que o indicador pode chegar a 85% nos próximos três anos,  aumento de mais de 150%.

Embora já seja realidade, a maturidade no uso dessa tecnologia ainda é alvo de debate.

Assim, 55% das empresas já implementam recursos de IA, enquanto 27% lideram o uso e apenas 18% estão na fase inicial.

KPMG aponta alta de orçamento para IA

A KPMG aponta, ainda, que as empresas da área investem 9% do orçamento em IA, número que deve ultrapassar os 13% nos próximos anos.

Portanto, como reflexo disso, a empresa registrou 29% no retorno sobre investimentos (ROI) em IA no setor de consumo.

No entanto, ainda existem barreiras na utilização desse tipo de recurso.

Dessa forma, para 58% dos respondentes, a vulnerabilidade em segurança e privacidade de dados é uma das principais dificuldades.

A falta de habilidades e conhecimentos em tecnologia (56%) e dificuldade em coletar dados relevantes e consistentes (47%) são as demais dificuldades.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado de low-code deve chegar a US$ 264 bilhões até 2032

    Mercado de low-code deve chegar a US$ 264 bilhões até 2032

    Setor que até ano passado era avaliado em US$ 28,75 bilhões teve alta demanda e projeta crescimento anual de 32%

  • O que a DoubleVerify espera para CTV em 2025?

    O que a DoubleVerify espera para CTV em 2025?

    Executivos apontam tendências de IA, retail media e mídias sociais como pontos importantes