Quem são os maiores streamers da Twitch no Brasil
Conheça os destaques da plataforma no Brasil e no mundo e como as marcas estão aproveitando a rede social para ações de marketing
Quem são os maiores streamers da Twitch no Brasil
BuscarQuem são os maiores streamers da Twitch no Brasil
BuscarConheça os destaques da plataforma no Brasil e no mundo e como as marcas estão aproveitando a rede social para ações de marketing
Meio & Mensagem
30 de janeiro de 2023 - 8h06
Não é novidade que as plataformas de streaming vem dominando o mercado nos últimos anos. Em meio a essa tendência, alguns usuários fazem história no setor de entretenimento como os maiores streamers da Twitch.
Com uma webcam e um microfone, eles conseguem produzir conteúdos que vão de transmissões de games a reacts, disponibilizando uma experiência interativa para o público.
Nomes como Casimiro, Gaules e Alanzoka são populares entre os que acompanham a movimentação da Twitch, mas existem outros destaques na plataforma.
Já há algum tempo, o streaming de vídeo tem se tornado uma das formas mais populares de entretenimento. Isso não é surpresa para a companhia Twitch, que tem sido pioneira neste movimento desde sua criação em 2011.
A plataforma traz conteúdo variado diretamente dos streamers – jogadores especializados nos títulos que eles amam e que compartilham suas experiências em lives na plataforma.
Ao longo dos anos, esses streamers conquistam cada vez mais espaço no mercado gamer e acumulam uma legião de fãs nas redes.
Com transmissões que vão além dos games, os maiores streamers da Twitch no Brasil são:
Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, ou simplesmente Casimiro, virou um fenômeno da internet aos 29 anos, depois de fazer lives diárias na Twitch.
O canal do streamer é conhecido, principalmente, pelos quadros de reacts e conteúdos sobre futebol. Na Copa do Mundo de 2022, Casimiro fez uma parceria com a produtora LiveMode e conquistou o direito de transmissão de 22 jogos do evento.
Durante esse período, alcançou a marca de 4,2 milhões de visualizações simultâneas com a partida de Brasil contra Suíça, quebrando o próprio recorde nacional – de 3,8 milhões.
Hoje, Casimiro tem mais de 3,4 milhões de seguidores na plataforma.
Jogador da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain, Neymar Jr. também se aventurou no universo das lives e hoje está entre os maiores streamers da Twitch, com quase 2 milhões de seguidores.
Neymar estreou seu canal em 2020, com uma live de duas horas, e ficou conhecido pelas transmissões de Fortnite e CS:GO.
Em 2021, o jogador passou a produzir conteúdos para o Facebook Gaming, plataforma de streaming de jogos eletrônicos da Meta.
Carolina Voltan começou sua carreira na Twitch em 2019, com foco nas transmissões de Free Fire.
Não demorou muito para que a streamer fosse notada, e logo ela passou a integrar a LOUD, uma das maiores organizações de e-sports brasileira. Assim, Carolina tornou-se a segunda integrante feminina da equipe depois de Babi.
Além de Free Fire, Carol também produz conteúdos sobre outros games, compartilha reacts e vlogs. Hoje, a streamer tem quase 1 milhão de seguidores naTwitch.
Alexandre Borba Chiqueta, conhecido como Gaules, iniciou suas lives na Twitch em 2018, aos 34 anos. O game escolhido para começar foi CS:GO, mas não demorou para que o streamer ampliasse seus horizontes.
Depois de alcançar a marca de canal com mais minutos assistidos na história da Twitch em setembro de 2018, Gaules chegou a fechar uma parceria oficial com a Budweiser para transmitir os playoffs da NBA.
Hoje, ele tem um podcast com Ronaldo Fenômeno e tem o título de primeiro streamer a desenvolver uma coleção de roupas com a Nike, além de, é claro, ser um dos maiores streamers da Twitch, com quase 4 milhões de seguidores.
Bárbara Passos, a Babi, também faz parte da equipe LOUD e é referência no Free Fire e no GTA RP.
Com 1,4 milhões de seguidores, Babi está entre os maiores streamers da Twitch BR e foi a primeira mulher a entrar para a LOUD.
A streamer passou a se dedicar a carreira de pro player em 2017, marcando presença na Twitch ainda com a versão Beta de Free Fire.
Hoje, aos 23 anos, Babi é embaixadora da Nike e segue produzindo conteúdos para a plataforma de streaming.
Alan Ferreira, conhecido como Alanzoka, começou fazendo lives de Minecraft em seu canal do YouTube em 2011. Na época, ele já trazia uma variedade de gameplays para o público.
Dentre os títulos, os jogos de terror se destacavam. Inclusive, o game que realmente impulsionou o canal de Alan foi Slender.
Foi depois disso que o streamer iniciou suas transmissões na Twitch, com grande foco em Fortnite e Five Nights at Freddy’s.
Em 2019, Alanzoka foi o primeiro brasileiro a atingir um marco sem precedentes: dois milhões de seguidores.
Hoje, aos 32 anos, o streamer ultrapassa os 6 milhões de seguidores na plataforma e acumula prêmios na carreira.
Rafael Lange Severino, o Cellbit, ficou popular com vídeos no YouTube e lives de RPGs de mesa na Twitch. Aos 25 anos, o streamer já tem 2,6 milhões de seguidores na plataforma.
Cellbit iniciou suas transmissões na Twitch em 2018 e, dois anos depois, criou a Ordem Paranormal, uma série de jogos RPG de mesa que foi sucesso no streaming.
A série acabou se transformando em um jogo, produzido em parceria com a desenvolvedora de jogos Dumativa.
Além disso, o streamer seguiu com a produção de RPGs de mesa e lança conteúdos variados em sua plataforma.
Conhecido como YoDa, Felipe Piller Noronha é um dos maiores streamers da Twitch Brasil, com 2,4 milhões de seguidores em seu canal.
O streamer começou a produzir vídeos de game em 2015 e, na Twitch, desenvolve conteúdos focados em League of Legends.
Outro integrante da LOUD consagrado como um dos maiores streamers da Twitch BR é Victor Augusto, popularmente conhecido como Coringa.
Com apenas 24 anos, ele já soma mais de 3,3 milhões de seguidores na Twitch. Apesar de transmitir gameplays de vários títulos, o streamer é conhecido pelo seu sucesso no GTA RP.
Flávio Fernandes, conhecido nas redes como Jukes, tem quase 2 milhões de seguidores na Twitch, onde ganhou destaque com as transmissões de League of Legends.
Jukes iniciou sua trajetória como streamer em 2014 e foi contratado pela Cloud9 Academy cinco anos depois. Na organização norte-americana, ele assumiu a posição de top laner titular antes de se despedir da equipe no final de 2019.
Hoje, Jukes segue focado em suas streams na Twitch, que sempre foram seu foco.
Bruno Goes dos Santos, ou Nobru, é um dos maiores streamers da Twitch, conhecido pelos gameplays de Free Fire.
Nobru fundou o Fluxo em 2021, um time de e-sports que venceu sua temporada de estreia na Liga Brasileira de Free Fire.
Com 3,7 milhões de seguidores na Twitch, Nobru tem seu próprio campeonato de Free Fire: a Copa Nobru, conhecida como CPN, teve início em 2020 e conta também com edições femininas do torneio.
Confira, a seguir, o ranking dos cinco maiores streamers da Twitch ao redor do mundo, com base no número de seguidores.
– Ninja (Richard Blevins): com grande foco em Fortnite, o norte-americano que ocupa o topo do ranking de maiores streamers da Twitch mundial tem 18,4 milhões de seguidores;
– Auronplay (Raúl Álvarez): o espanhol tem 14,4 milhões de seguidores na Twitch e faz transmissões de games variados, como Minecraft e Grand Theft Auto V;
– Rubius (Rubén Doblas): também espanhol, Rubius faz transmissões de Minecraft e diversos jogos, e registra 13,3 milhões de seguidores na plataforma;
– Ibai (Ibai Llanos): com transmissões de jogos e eventos especiais, o espanhol ibai ultrapassa os 12 milhões de seguidores na Twitch;
– xQc (Félix Lengyel): com mais de 11 milhões de seguidores, o canadense conhecido como xQc transmite games variados.
Especialmente para empresas que desejam atrair a atenção da geração Z ou da comunidade gamer, investir no canal é uma oportunidade para ampliar a rede de clientes.
Para incluir os streamers na estratégia de marketing, as marcas precisam alinhar alguns pontos, como:
– aproveitar conteúdos da Twitch em outras plataformas;
– avaliar se faz sentido criar o seu próprio canal na Twitch;
– escolher produtos alinhados com o seu público e desenvolver ações relevantes para ele.
Além de anúncios e ações patrocinadas, as empresas também investiram em parcerias mais amplas com os criadores de conteúdo. Esse é o caso da KaBum com o streamer Gaules, novo head gaming da marca.
Antes dele, a Casas Bahia contratou Nobru como head criativo de games. O streamer fica responsável por contribuir com as estratégias de comunicação e cocriar conteúdos exclusivos para gamers.
Essas parcerias crescem cada vez mais e demonstram seu efeito positivo, colocando grandes nomes do mercado entre os principais cases de sucesso.
A G Fuel, marca popular de bebidas energéticas, escolheu o maior streamer do mundo para estrelar uma de suas campanhas. Ninja protagonizou a ação de divulgação de uma bebida criada especialmente para ele:
Com isso, o streamer ganhou uma edição especial de bebidas para chamar de sua e hoje, além da collab, é parceiro oficial da marca ao lado de outros influenciadores digitais como PewdiePie e Byndo Gehk.
A marca Nissin Lámen foi uma das que mais utilizou essa parceria com os streamers para divulgar seus produtos.
Especializada em macarrão instantâneo, a empresa aproveitou o canal para reforçar a praticidade de preparo do produto.
A streamer Pokimane, uma das maiores do mundo com mais de 9 milhões de seguidores, por exemplo, preparava seu Cup Noodles enquanto jogava League of Legends.
Diferente dos cases anteriores, a Kellogg’s decidiu inovar e criou a sua própria conta na Twitch, com o tigre Tony tomando a posição de “streamer”.
Muito além de divulgar a marca, essa é uma forma de estreitar o relacionamento com o público e com os influenciadores através do metaverso, uma forte tendência no mercado.
Em sua primeira aparição na plataforma, Tony adotou o papel de apresentador e convidou streamers como BigCheese, Chrissy e GoldGlove para uma partida de Fall Guys com Khleo Thomas.
Na Twitch, o maior streamer do mundo é o norte-americano Richard Blevins, o Ninja, com mais de 18 milhões de seguidores.
Em 2022, entretanto, o brasileiro Gaules se destacou como o streamer mais assistido no mundo, ultrapassando 20 milhões de horas assistidas na plataforma.
Casimiro Miguel é o streamer com mais subscriptions na Twitch ao redor do mundo. O brasileiro alcançou o marco de 192,2 mil inscrições no terceiro semestre de 2022.
As informações divulgadas pelo Streams Charts mostram que Casimiro ultrapassou o canadense Félix “xQc”, hoje com 162,5 mil inscritos.
Os usuários inscritos na Twitch recebem outras vantagens além de acompanhar os conteúdos de seus streamers favoritos, como visualizações sem anúncio, competições e acesso a salas de bate-papo exclusivas.
Além disso, a inscrição permite receber alertas especiais e enviar mensagens personalizadas aos streamers, bem como emotes personalizados do canal e crachás de assinante.
A assinatura na Twitch está disponível a partir de R$7,90 mensais. O valor é válido nos seis primeiros meses, depois o sistema passa a cobrar R$14,90 mensais.
Além dos conteúdos da plataforma, o usuário também ganha acesso ao Amazon Prime Video.
Os canais de streaming estão fortalecidos no mercado de entretenimento e a Twitch é um grande destaque entre eles.
Com a transmissão de gameplays, eventos e conteúdos sobre assuntos cotidianos, os streamers conquistam o público e aproveitam os benefícios da internet a seu favor.
Entre os maiores streamers da Twitch Brasil aparecem nomes como Casimiro, Gaules, Alanzoka e Cellbit.
As marcas já estão atentas a força do canal entre a comunidade gamer e também entre a geração Z, por isso as estratégias de marketing com streamers crescem cada vez mais.
Compartilhe
Veja também
Aeroportos: 9 em cada 10 pessoas notam a publicidade nos ambientes
Estudo realizado pela JCDecaux em parceria com o Datafolha aponta também o potencial de consumo do público que frequenta aeroportos no Brasil
Vidmob: os segredos para marcas se engajarem no LinkedIn
O relatório Creative Trends Report with LinkedIn analisou dados de mais de 13,6 mil ativos criativos