Assinar

O imperativo da inteligência artificial generativa

Buscar
Publicidade
Opinião

O imperativo da inteligência artificial generativa

Uma conversa crucial e necessária entre os líderes de tecnologia

Preencha o formulário abaixo para enviar uma mensagem:


9 de maio de 2024 - 6h00

Estamos constantemente navegando por cenários moldados pela inovação. Neste contexto, a inteligência artificial generativa está prestes a ser a próxima força transformadora do mundo; não é uma questão de “se”, mas de “quando” deveremos integrá-la às nossas realidades.

Estamos enfrentando uma dificuldade em entender e comunicar o poder da IA para impulsionar o crescimento. É algo complexo até agora, mas as companhias precisam iniciar as suas jornadas na área sob o risco de não terem tempo para se programarem com calma em um futuro próximo. No momento, lideranças e Conselhos estão lutando para traduzir o potencial da IA em uma estratégia concreta que se alinhe com seus objetivos de negócios.

No entanto, para ser protagonista e garantir a sua vantagem competitiva, as empresas precisam iniciar os trabalhos. Para isso, é crucial defender a agenda da IA generativa dentro dos Conselhos e entre os líderes de tecnologia.

Aqui, reúno algumas lições sobre como ajudar neste tipo de conversa:

1. Apresente a IA generativa como uma vantagem estratégica

Destaque as aplicações da IA para dissipar o ceticismo e demonstrar o impacto real da tecnologia em sua organização, afinal, ela não é apenas ficção científica, é o nosso presente. Estreite essa conversa e quantifique os benefícios que ela pode trazer para a organização.

Para argumentar, tenha em mente um dado importante de um relatório recente da McKinsey: a IA pode contribuir com £13,2 trilhões para a economia global até 2030. Portanto, tem e terá um enorme impacto em diversos setores, incluindo o seu. Mostre como a tecnologia pode contribuir diretamente com os objetivos estratégicos e financeiros da sua empresa.

2. Eduque o Conselho sobre as capacidades e os riscos da IA generativa

Há ainda uma necessidade urgente de diretores com expertise em IA nos Conselhos corporativos. Portanto, educar os gestores sobre as capacidades e os riscos da ferramenta é crucial. Explique como esses modelos podem analisar vastos conjuntos de dados, descobrir padrões ocultos e gerar texto criativo ou imagens. Aborde preocupações sobre vieses nos dados de treinamento, o uso potencial indevido de conteúdos gerados pela tecnologia e o impacto na empresa. Discuta estratégias para mitigar essas ameaças, maneiras de projetar uma governança robusta em torno da utilização da IA generativa dentro da companhia, formas de implementar frameworks éticos, como capacitar a sua equipe e outras medidas. Ao demonstrar um entendimento profundo dessas complexidades, você constrói confiança e se posiciona como um líder neste espaço.

3. Desenvolva um plano de implementação gradual

Não sobrecarregue o Conselho com uma implementação em grande escala da IA generativa. Proponha uma abordagem gradual com marcos claros. Comece identificando um projeto piloto com um escopo bem definido e resultados mensuráveis. Deixe claro que, assim como todas as outras companhias, é um processo de aprendizagem, então é importante começar de forma pequena.

4. Aborde preocupações éticas de frente

Questões éticas são uma das principais preocupações em torno da IA generativa. Então, explique como você planeja abordar imediatamente essas preocupações, incluindo o uso responsável da tecnologia, aderindo a regulamentações de privacidade de dados e garantindo que o conteúdo gerado seja imparcial e autêntico. Destaque o seu compromisso em construir um robusto framework de IA que esteja alinhado com os valores da sua empresa e as melhores práticas do setor. Considere a possibilidade de se associar a especialistas externos em ética para fortalecer o seu plano e navegar em desafios complexos.

5. Gerencie as expectativas sobre o retorno financeiro do investimento

Destaque áreas onde a IA pode gerar economia de custos ou aumentar a receita. De acordo com um relatório da Autonomous Research, tecnologias de IA poderiam reduzir os custos operacionais para empresas de serviços financeiros em até 22%, resultando em economias de US$ 1 trilhão até 2030. Então, esteja pronto para responder à pergunta: “quanto tempo eles devem esperar por um retorno significativo do investimento e como será isso?”.

6. Invista no desenvolvimento da sua equipe

A chegada da IA generativa não significa a aniquilação de empregos. Em vez disso, requer uma mudança em direção à colaboração entre humanos e IA. Invista em iniciativas de capacitação para preparar a sua equipe para esta nova realidade. Concentre-se em programas de treinamento como análise de dados, pensamento crítico e as habilidades necessárias para gerenciar e interpretar efetivamente a IA. Ao enfatizar o potencial para a criação de empregos em áreas como governança de IA, desenvolvimento responsável e colaboração entre humanos e máquinas, você pode aliviar as ansiedades de sua equipe e garantir uma transição tranquila.

A IA generativa apresenta uma oportunidade incrível para revolucionar indústrias. Como líderes de tecnologia, é nosso dever defender a sua adoção responsável dentro de nossas empresas. Podemos nos posicionar na vanguarda dessa revolução tecnológica ao estruturar a conversa estrategicamente, educar o Conselho e construir um plano bem definido. Lembre-se, a IA generativa não é uma “bala de prata”, mas uma ferramenta poderosa. O seu sucesso depende de liderança eficaz e implementação responsável.

Os Conselhos servem como as luzes-guias para as empresas que moldam o futuro. Como líderes de tecnologia, é imperativo equipá-los com conhecimento e visão para navegar neste cenário tecnológico transformador. Ao aproveitar o poder da IA generativa, podemos ajudar a iluminar um amanhã bem-sucedido.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Canva: sete tendências de design para 2025

    Canva: sete tendências de design para 2025

    Relatório identifica sete tendências que mostram como será o trabalho e a criatividade no ano que vem.

  • O que falta para que a TV 3.0 seja implantada no Brasil?

    O que falta para que a TV 3.0 seja implantada no Brasil?

    Ecossistema encara desafios como custo e aquisição de novos receptores e sincronia entre redes das geradoras e retransmissoras