Instagram Stories: como fazer da ferramenta uma aliada estratégica da sua marca
Saiba como usar o Instagram Stories a favor da sua marca e veja dicas estratégicas sobre a ferramenta
Instagram Stories: como fazer da ferramenta uma aliada estratégica da sua marca
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Meio & Mensagem
3 de outubro de 2022 - 8h00
As redes sociais tornaram-se grandes aliadas das empresas e, quando o assunto é divulgação, o Instagram Stories é destaque.
Já em 2019, o Instagram reportou a marca de 500 milhões de usuários interagindo diariamente na ferramenta, apontando a relevância dos stories como meio para alcançar o público.
O stories chegou como um complemento para estreitar os laços com os consumidores, trazendo um formato inovador de divulgação.
Entenda neste artigo como funciona os Stories do Instagram e quais estratégias usar para aumentar o engajamento no perfil da sua marca.
Os Stories são um recurso do Instagram voltados para a criação e postagem de publicações temporárias, que ficam disponíveis para visualização por apenas 24 horas.
Criada em 2016, a função segue o conceito do Snapchat, aplicativo concorrente que ficou muito famoso nesse período ao trazer a ideia de publicações curtas, que somem após 24 horas.
Apesar dessa semelhança, o Instagram Stories logo ganhou diversas funcionalidades complementares, como os filtros e as reações, por exemplo.
Com a praticidade aliada a um formato dinâmico, objetivo e divertido, o recurso não demorou para conquistar o coração dos usuários.
Dessa forma, ajudou a reinventar os canais para impulsionar as vendas e logo tornou-se um grande aliado das marcas na divulgação de serviços e produtos pela rede social.
Para se ter uma ideia de como a rede tem ajudado nessa divulgação, basta olhar alguns dados do Instagram.
Segundo o estudo, 90% dos usuários seguem uma empresa e 50% afirmam ficar mais interessados em uma marca quando veem anúncios dela na plataforma.
A verdade é que os dois termos estão corretos: tanto story como stories são palavras que podem ser utilizadas para descrever a ferramenta criada pelo Instagram.
Se traduzirmos para o português, o termo “story” significa “história”, no singular. E é aqui que encontramos uma diferença importante entre as duas palavras.
Enquanto “story” é o singular do termo em inglês, “stories” é o plural.
Por isso a ferramenta é chamada de Instagram Stories, uma vez que reúne diversas publicações feitas pelos usuários.
Ou seja, para se referir a mais de um story, você pode usar o plural: “hoje, postei uma sequência de quatro stories para mostrar o produto X em ação”.
Já se quiser falar sobre uma única publicação, pode dizer no singular: “vou programar um story sobre o lançamento deste curso”.
Com o passar dos anos, o Instagram Stories foi ganhando novas funcionalidades e, hoje, oferece um leque de opções, permitindo que os usuários criem publicações cada vez mais criativas e dinâmicas.
Para conhecer melhor o recurso, confira a seguir uma lista com as principais ferramentas disponíveis para complementar seus conteúdos na plataforma.
O boomerang lembra um pouco o conceito de GIFs, funcionando como um mini vídeo que se repete várias vezes.
A gravação tem poucos segundos, mas o movimento captado segue essa repetição vai e vem, como um boomerang mesmo.
A funcionalidade de músicas permite adicionar canções aos seus stories, sejam eles vídeos ou fotos.
O tempo de duração da música varia entre 5 e 15 segundos, e você pode escolher qual trecho deseja reproduzir.
Além disso, o Instagram Stories oferece a opção de mostrar a letra do trecho escolhido na tela.
Os filtros já eram sucesso nas publicações e foram um dos grandes diferenciais do Instagram no começo da rede social, lá em 2010. Mas foi com os stories que eles ganharam ainda mais destaque.
Hoje, a rede permite que os usuários criem seus próprios filtros, o que diversificou as opções e ampliou os horizontes dessa funcionalidade.
Seja para melhorar o visual das fotos e dos vídeos, trazer mais criatividade às publicações ou torná-las mais divertidas, os filtros são grandes aliados das marcas.
Você pode, inclusive, criar um filtro para a sua marca e, dessa forma, aumentar o engajamento com o público e ainda ampliar a divulgação da empresa.
Os stickers são adesivos que podem ser inseridos nos stories para expressar sentimentos, tornar a publicação mais engraçada ou destacar uma data comemorativa, por exemplo.
Além dos stickers com palavras como “crush”, “se liga!” e “treta”, que ficam sempre disponíveis para os usuários, o Instagram costuma divulgar adesivos em datas específicas, como Natal e Ano Novo.
As reações são respostas aos stories, disponíveis no formato de emojis. Elas podem ser visualizadas pelo proprietário das publicações na DM (Direct Message, ou mensagem direta em português).
O Instagram Stories também lançou, mais recentemente, a curtida como uma forma de reação. Com ela, o usuário dá um coração, indicando que gostou da publicação.
Essa curtida não aparece na DM, mas é possível saber quem curtiu seus stories no campo de visualização de cada publicação.
Outra maneira de interagir com o público e aumentar o engajamento é por meio do recurso das enquetes.
Com essa funcionalidade, que funciona com um sticker interativo, é possível criar uma pergunta e incluir até 4 opções de respostas para os usuários votarem.
A partir disso, você pode conseguir informações importantes sobre o seu público e ter insights sobre a melhor forma de divulgar conteúdo ou sobre a solução vendida pela sua marca.
A pergunta também usa um sticker interativo, mas aqui as respostas podem ser escritas pelos usuários.
É possível utilizar essa funcionalidade para direcionar uma pergunta específica aos seus seguidores ou ainda abrir espaço a dúvidas e feedbacks do público.
As menções permitem marcar outros usuários nos seus stories ou ser marcado nas publicações de outras pessoas.
Essa marcação é feita por meio do @ da pessoa, que é notificada sobre a menção. No caso das empresas, os consumidores podem mencionar a marca ao postarem fotos com o produto ou serviço adquirido, por exemplo.
Isso permite que outras pessoas conheçam o seu negócio, atraindo novos clientes de maneira orgânica.
Agora que você já sabe como funciona os stories do Instagram e quais funcionalidades podem ser utilizadas nas publicações, é hora de explicar a prática.
Confira a seguir um passo a passo sobre como publicar na ferramenta.
O primeiro passo é acessar o Instagram Stories. Para isso, basta clicar no ícone com a sua foto, localizado no canto superior esquerdo da tela inicial.
Assim que a câmera é aberta, você tem acesso a todas as funcionalidades do Stories, que ficam dispostas na lateral esquerda da tela.
Lá, você encontra ferramentas como: criar; duplo; layout; boomerang; e mãos livres.
Os filtros ficam na parte inferior da tela e outros recursos, como texto, stickers e desenho, aparecem no canto superior direito depois que a imagem ou o vídeo são inseridos.
Escolha quais recursos deseja utilizar e coloque a criatividade em ação.
Nesta etapa, você pode escolher quem terá acesso a sua publicação. Aqui, o Instagram oferece três opções: 1) selecionar usuários específicos; 2) publicar apenas para a sua lista de melhores amigos do Instagram; e 3) disponibilizar a publicação para todos os seus seguidores e qualquer um que acesse o seu perfil (desde que ele não seja privado).
Você ainda pode optar por compartilhar o Story também no Facebook.
Os stories podem ser visualizados por apenas 24 horas, mas é possível deixá-los disponíveis por tempo indeterminado ao transformá-los em destaque no Instagram.
Esses destaques ficam no seu perfil e são apresentados como uma sequência de stories. Confira o passo a passo para criá-los:
1.Clique no símbolo “+”, localizado no canto superior direito do seu perfil;
2.Toque na opção “Destaque dos stories”;
3.Selecione os stories que deseja deixar como destaque;
4.Clique em “avançar” para cria rum nome a pasta e selecionar a imagem de capa;
5.Toque em “adicionar” e pronto!
Os stories e destaques do Instagram são grandes aliados das marcas, mas é importante conhecer as estratégias certas para criar conteúdos relevantes para os seus seguidores.
Segundo pesquisa realizada pela Statista, o Instagram atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos por mês em 2021. Para atrair a atenção desses usuários, é essencial fazer com que suas publicações se destaquem na multidão.
Veja 5 maneiras de fazer isso no Instagram Stories e assim aumentar o engajamento com a marca.
A regularidade é importante para que a sua marca seja notada e até mesmo para que os algoritmos do Instagram entreguem seus conteúdos corretamente aos usuários.
Procure postar stories todos os dias ou, no máximo, a cada dois dias. Além disso, aplique a identidade visual e estilo da marca em cada story, para que o público saiba de quem se trata assim que visualizar o conteúdo.
Como você pode observar, os Stories do Instagram oferecem diversas funcionalidades para deixar o seu conteúdo mais atrativo, então não tenha medo de usá-las.
Explore as ferramentas, faça testes e solte a criatividade na hora de criar novos stories.
Segundo dados da pesquisa do Instagram que já citamos neste post, 2 a cada 3 usuários acreditam que a plataforma favorece a interação com as marcas.
Então, não deixe de usar isso a seu favor: estimule essa interação.
Use recursos como as enquetes, as perguntas e as reações para ampliar o engajamento, se conectar com o público e ficar mais próximo dos seus clientes.
O Instagram Stories tem um formato específico para as postagens, que deve ser seguido para que a imagem ou o vídeo ocupe a tela inteira do usuário.
A dimensão recomendada, tanto para fotos como para vídeos, é de 1080 x 1920.
Uma das melhores maneiras de se destacar e criar uma conexão com os usuários é trazer assuntos do momento para os seus stories.
Além dos famosos memes, vale a pena falar sobre eventos e acontecimentos que estão em pauta dentro do nicho da sua marca.
Se você tem um escritório de arquitetura ou uma loja de decoração, por exemplo, pode falar sobre os destaques de eventos da área, como o CASACOR.
Os melhores horários para postar no Instagram ficam entre 10h e 13h de segunda a sexta-feira, de acordo com um relatório da Sprout Social. Mas não se assuste caso esse período não gere o engajamento esperado na sua conta.
Os melhores horários para postagem podem variar muito de acordo com o público que consome o seu conteúdo.
Por isso, é importante conhecer seus consumidores, analisar o comportamento deles na rede social e testar diferentes horários para entender qual funciona melhor para o seu negócio.
O Instagram permite que você controle e escolha quais Stories deseja visualizar no seu feed, assim como quem tem acesso aos seus conteúdos.
Para isso, é possível escolher silenciar ou bloquear usuários, e ainda ocultar Stories de pessoas específicas.
Ao silenciar alguém, os Stories não aparecerão na barra superior do seu feed, onde normalmente são apresentados, mas essa pessoa ainda poderá visualizar as suas postagens.
O bloqueio de um usuário, por outro lado, não permite que ele visualize os seus Stories ou que você veja os dele.
Já ao ocultar os stories, os usuários selecionados não visualizam o seu avatar na barra de Stories e nem no seu perfil.
A plataforma do Instagram em si não oferece a funcionalidade de programar publicações no Stories, mas existem alguns caminhos para fazer um agendamento.
Um deles é por meio do Facebook Business Suite, aplicativo disponível para contas comerciais, que disponibiliza várias ferramentas para a gestão das contas do Facebook e do Instagram.
A dimensão recomendada para postagem de imagens e vídeos no Instagram Stories é 1080 x 1920, seguindo a proporção 9:16.
Vale destacar ainda que as publicações têm duração diferente entre si. Enquanto as fotos são exibidas por 5 segundos, os vídeos podem ter, no máximo, 60 segundos.
A criação do Instagram Stories trouxe inovação para as formas de divulgação nas redes sociais, tornando-se um grande aliado das marcas.
Como vimos, o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas, por isso é importante criar conteúdos relevantes para conseguir a atenção dos usuários.
O Stories disponibiliza diversas funcionalidades para tornar as publicações mais dinâmicas, atrativas e criativas.
Com o uso correto, o recurso é ótimo para alcançar novos públicos, melhorar a interação e estreitar laços com os clientes.
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