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Publieditorial: vale a pena usar essa estratégia?

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Publieditorial: vale a pena usar essa estratégia?

O publieditorial é uma forma de anúncio que tem como objetivo informar o público sobre um determinado produto, serviço ou marca. Saiba como utilizá-lo!

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24 de outubro de 2022 - 8h00

Publieditorial

(Crédito: Shutterstock)

Um anúncio publicitário nem sempre se parece com uma propaganda tradicional. Um exemplo disso é o publieditorial.

Trata-se de uma peça publicitária que tem cara de um conteúdo informativo, mas que, ao mesmo, tempo promove uma marca e seus produtos ou serviços. Justamente devido a essa característica há muito potencial em utilizá-lo em estratégias de marketing.

No entanto, para alcançar os resultados esperados, é imprescindível entender como criá-lo adequadamente. Caso contrário, o relacionamento entre a empresa e o consumidor pode ser prejudicado.

Veja, abaixo, algumas maneiras de aproveitar esse recurso para conquistar a confiança do público e até gerar mais renda.

Afinal, o que é publieditorial?

O publieditorial, também conhecido como informe-publicitário e “advertorial”, é um tipo de conteúdo publicitário que se parece com um artigo informativo e é publicado em revistas, jornais e websites mediante a um pagamento.

O formato não possui características óbvias de que se trata de uma propaganda, ainda que seja criado por especialistas de marketing para promover marcas ou determinados produtos e/ou serviços.

Isso ocorre porque, ao contrário dos anúncios tradicionais, eles são mais sutis na abordagem e fornecem informações que podem ajudar o leitor na tomada de decisão de compra. Inclusive, muitas vezes, surgem no formato de review.

Por exemplo, uma empresa de eletrônicos pode pagar para publicar posts em sites de terceiros com intuito de apresentar as funcionalidades e benefícios do seu novo smartphone.

Logo, podemos compará-lo ao marketing de influência, em que empresas pagam celebridades para indicarem seus produtos aos seguidores.

Aos olhos do consumidor, ler sobre o produto em um outro website — como em um canal de notícias — é muito mais confiável do que conferir esse mesmo conteúdo na própria página da empresa. Isso porque gera, na audiência, a sensação de se tratar de um texto imparcial.

Como funciona um publieditorial?

O publieditorial segue o formato de artigo ou matéria jornalística, mas costuma ser produzido pelo anunciante e não pelos profissionais de redação do veículo. 

A ideia é escrever um conteúdo mais educativo com informações úteis e relevantes para as necessidades do leitor.

Para isso, pode-se utilizar texto, imagens e vídeos em que o anunciante aparece como um especialista em seu nicho de atuação, o que aumenta a credibilidade da marca.

Os informes-publicitários tendem a ser mais pelos consumidores do que outros tipos de anúncios, pois não interrompem o conteúdo que estão consumindo e oferecem informações de valor. Além disso, é um formato que transmite mais confiança ao leitor.

Por essas razões, é uma estratégia eficaz para atingir o público-alvo. No entanto, é importante garantir que o conteúdo seja identificado como uma publicidade.

Como funciona um publieditorial?

(Crédito: Shutterstock)

Para que serve o publieditorial?

O principal objetivo do publieditorial é aumentar a conscientização do público sobre determinado produto, serviço ou marca. Com isso, eleva-se o número de pessoas que se interessam pelo que está sendo anunciado e, consequentemente, gera mais vendas.

No entanto, é primordial que a empresa não encare a estratégia apenas como uma forma de promover a marca e vender. O conteúdo deve ser relevante para o leitor. Do contrário, poderá acabar prejudicando a imagem da companhia.

Para exemplificar melhor, entenda como o formato pode ser usado em diferentes situações:

Explicar ideias complexas

Por exemplo, ao ensinar como usar um maquinário agrícola de maneira mais clara e didática ou apresentar as vantagens de contratar determinado cartão de crédito.

Incentivar o uso de um produto

Vamos supor que a empresa lançou uma nova linha de sabonetes e quer chamar a atenção do público para o lançamento. Para isso, pode-se escrever um texto que explique os benefícios do produto e incentive o uso diário.

Ensinar a usar o produto

Tutoriais de maquiagem e receitas culinárias são exemplos de publieditoriais de empresas do setor de beleza e alimentício, respectivamente.

Gerar confiança

Quando a empresa traz informações que realmente fazem a diferença na vida da pessoa, por exemplo, um banco que cria um guia de organização financeira ou uma marca de antivírus que dá dicas de cibersegurança.

Humanizar a empresa

Isso é possível por meio de conteúdos que mostram quem são as pessoas por trás do negócio. Um exemplo são as entrevistas dadas para veículos de comunicação.

Educar o mercado

Este tipo de material também pode ser uma ótima forma de educar o mercado sobre determinado produto. Por exemplo, quando uma empresa que vende software cria um guia completo que ensina como utilizá-lo.

Tipos de publieditorial

Existem diferentes tipos de publieditorial que podem ser adotados em estratégias de marketing e a escolha dependerá do objetivo que se pretende atingir com o material. Confira os principais:

Comparativo

O formato comparativo apresenta duas empresas ou produtos em uma única peça com o intuito de destacar as diferenças entre eles. 

Normalmente, é feita uma análise detalhada dos prós e contras de cada um para que o leitor se sinta mais seguro na hora de escolher o que melhor atende aos seus anseios.

Educativo

Já o educativo visa esclarecer o leitor sobre determinado assunto, seja ele técnico ou não.

Por exemplo, uma empresa de dermocosméticos pode escrever um texto explicando como funcionam os ativos presentes na fórmula do seu creme hidratante ou ensinar a escolher o melhor tratamento para cada tipo de pele.

Review

Por fim, um publieditorial de review analisa um produto ou serviço ao destacar os seus pontos positivos e negativos.

Funciona como uma espécie de teste. A empresa envia o material para o veículo e solicita que seja utilizado pelos profissionais da redação. Após o testar o item, o redator faz uma análise crítica em relação às características, vantagens e desvantagens.

Qual é a diferença entre publieditorial e branded content?

Advertorials são anúncios pagos publicados em plataformas de terceiros que assumem a forma de um editorial ou artigo.

Ao contrário dos anúncios tradicionais, os publieditoriais são projetados para se misturar com as demais matérias e podem ser difíceis de identificar como publicidade.

Já o branded content — termo que pode ser traduzido como conteúdo de marca — é um tipo de publicidade que apresenta informações criadas por ou em nome da empresa.

Ao contrário do formato anterior, o conteúdo de marca é claramente rotulado como tal e geralmente é menos neutro editorialmente. Além disso, são postados nos canais da empresa, como blog, redes sociais e site oficial.

No entanto, é importante ressaltar que, no branded content, as empresas não promovem produtos diretamente. O intuito é criar uma narrativa que conecte emocionalmente a marca ao público-alvo.

Para isso, o conteúdo pode assumir muitas formas diferentes, como artigos de blog, vídeos, infográficos e até jogos. Embora possa ser menos sutil do que o editorial, também costumam ser envolventes e chamar a atenção do consumidor.

Qual é a diferença entre publieditorial e branded content?

(Crédito: Shutterstock)

Vantagens de usar um publieditorial como estratégia

O publieditorial é uma estratégia de marketing que une o formato de anúncio a um conteúdo de qualidade. Assim, se torna parte da história do leitor, como um personagem ou elemento importante para uma trama.

Este tipo de abordagem costuma ter um efeito mais positivo sobre os consumidores, que percebem o anúncio como menos intrusivo e mais relevante.

Além disso, também permite que a marca se posicione de maneira mais estratégica, associada aos valores que deseja transmitir.

Portanto, uma das principais vantagens é conseguir atrair a atenção do público-alvo,  despertar o seu interesse para os produtos ou serviços vendidos pela empresa e criar uma conexão com a audiência.

Outro aspecto importante é que, ao incluí-lo em campanhas, é possível utilizar chamadas para ações específicas, como visitar o site da empresa ou entrar em contato, o que possibilita alcançar os objetivos de marketing.

A estratégia também é capaz de gerar reconhecimento para a marca perante o mercado. Isso ocorre porque, ao abordar um tema que seja do interesse do público-alvo, aumentam as chances do conteúdo ser compartilhado e viralizar.

Também é uma ótima oportunidade para mostrar aos potenciais clientes como determinado produto pode atender às suas necessidades. Isso faz com que o consumidor perceba a marca como uma fonte de soluções.

E ainda há mais vantagens de utilizar esse tipo de conteúdo. Acompanhe:

Leitores mais engajados

Como geralmente são bem escritos e informativos, os leitores tendem a ficar mais tempo lendo um publieditorial do que outros tipos de publicidade.

Isso pode levar a um maior nível de engajamento com o conteúdo em si, bem como com o produto, serviço ou marca que está sendo promovida.

Vantagens do publieditorial

(Crédito: Shutterstock)

Construção de confiança e credibilidade

Como o formato é visto como isento de opinião, os leitores tendem a confiar mais nas informações que estão lendo. Isso ajuda a construir uma relação de longo prazo entre o leitor e a marca, além de conferir maior credibilidade à empresa.

Aumento das vendas

Um dos principais objetivos de qualquer anúncio é aumentar as vendas e o formato também pode ajudar empresas a alcançarem essa meta. 

Justamente por transmitir maior confiança, credibilidade e despertar o interesse do leitor para determinado produto, impacta positivamente nas conversões. No entanto, a venda direta não deve ser o único objetivo de um publieditorial!

Como fazer um publieditorial?

Assim como outras formas de propaganda, o publieditorial precisa ser bem planejado para ter sucesso. Isso significa que é preciso conhecer a fundo o cliente e definir qual mensagem será transmitida.

Além disso, é importante escolher um veículo de comunicação que tenha relevância para o público-alvo. Afinal, de nada adianta anunciar em um website em que a persona não costuma visitar.

Seguem, abaixo, algumas dicas para ajudar na construção de conteúdos de qualidade:

1. Foque em informar

A chave para criar um conteúdo bem-sucedido é se concentrar em fornecer informações relevantes e interessantes em vez de tentar vender o produto a todo custo.

Ninguém gosta quando um vendedor tenta forçar a barra, não é verdade? Na criação do conteúdo, a regra é a mesma. 

Portanto, em vez de promover um produto específico, é importante concentrar-se em educar os leitores sobre um tópico relacionado ao setor em que a empresa atua.

Por exemplo, empresas que vendem produtos para a pele podem falar sobre a importância do protetor solar. Ao fornecer conteúdos de valor, ela terá mais chances de ganhar a confiança dos leitores e convencê-los a comprar em sua loja no futuro.

Como fazer um publieditorial?

(Crédito: Shutterstock)

2. Resolva problemas do público

É preciso entender quais problemas que a audiência está enfrentando e, então, elaborar algo em torno das soluções. Quanto mais direta e personalizada for a abordagem, melhores serão os resultados.

3. Chame o leitor para a ação

Apesar de não ter a finalidade de vender, o informe-publicitário não deixa de ser um tipo de anúncio e, portanto, deve possuir um objetivo. 

O intuito da publicação é levar clientes em potencial para o site? Incentivá-los a entrar em contato com o time de atendimento para descobrirem mais informações? Baixar algum material rico, como e-book?

Independentemente de qual seja o objetivo — que deve estar claro na construção da estratégia —, é crucial aproveitar a oportunidade para chamar o leitor para realizar uma ação de forma sutil, mas que o leve a tomar alguma decisão.

Publieditorial funciona mesmo?

Sim, o publieditorial funciona, desde que seja utilizado adequadamente. É indispensável, por exemplo, conhecer o público-alvo, determinar o objetivo da campanha e criar um conteúdo que seja relevante e informativo.

Além disso, acompanhar o desempenho do informe-publicitário ajuda a mensurar os resultados e saber se a abordagem está sendo eficaz.

Quando feito de maneira correta, pode ser uma ótima ferramenta para atrair a atenção da audiência, aumentar a credibilidade da marca no mercado e conquistar novos clientes.

No entanto, para alcançar os resultados pretendidos, é necessário seguir as melhores práticas na hora de desenvolver o conteúdo. Foque em informar e educar o público ao oferecer conteúdos de qualidade que realmente possam ajudá-los.

E agora, quer descobrir as principais tendências e notícias de marketing? Acompanhe outras matérias no Meio & Mensagem!

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