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Cinco dicas vencedoras para campanhas de retargeting

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Opinião

Cinco dicas vencedoras para campanhas de retargeting

É importante frisar: campanhas de retargeting tendem a alcançar melhores resultados no caso de anunciantes que já são amplamente conhecidos e que têm alto volume de usuários

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8 de agosto de 2023 - 6h00

Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a projeção de crescimento do e-commerce no Brasil para 2023 gira em torno de 9,5%, podendo atingir os R$186 bilhões ao fim do ano. Para fins de comparação, a entidade registrou crescimento de 6,82% em 2022.

Vimos durante as fases da pandemia de COVID-19 que mais restringiram as atividades de pessoas e, consequentemente, das lojas físicas, um crescimento acelerado do comércio eletrônico. De acordo com a Neotrust, os aumentos de faturamento em comparação ao ano anterior foram de 68,1% em 2020 e 26,9% em 2021. Na época, pessoas que nunca haviam comprado pela internet se tornaram adeptas do e-commerce. Era natural, então, que o crescimento do setor se estabilizasse em seguida.

Dados da pesquisa “LATAM Marketing Outlook” ajudam a fazer uma análise semelhante do mercado digital. Ela aponta que na região das Américas como um todo, o crescimento em publicidade neste ano deverá se manter em torno de 3,7%, acompanhando o ritmo de crescimento global. No Brasil, a receita dos varejistas que atuam no e-commerce deverá saltar para US$ 59 bilhões em 2023, com expectativa de alcançar os US$ 86 bilhões em 2025.

Nesse cenário extremamente competitivo, o retargeting é uma das melhores maneiras de as empresas se reconectarem com os clientes e construírem relacionamentos significativos que possam ser convertidos em vendas. O ato de exibir anúncios personalizados adaptados às necessidades específicas de um cliente que já interagiu anteriormente com o seu site ou aplicativo funciona muito bem quando faz parte uma estratégia que alia itens como comportamento passado, interesses previstos ou interações passadas.

Contudo, é importante frisar: campanhas de retargeting tendem a alcançar melhores resultados no caso de anunciantes que já são amplamente conhecidos e que têm alto volume de usuários acessando os seus canais de venda. No caso de marcas novas ou que estão com baixo acesso aos seus canais, campanhas com foco em branding ou consideração podem ser mais efetivas inicialmente, servindo como espécie de preparo para futuras campanhas com foco em conversão.

Feita essa consideração, elenco a seguir algumas estratégias que garantem diferenciação e melhores resultados em ações de retargeting:

1- KPIs específicos baseados em desempenho

O primeiro passo é definir exatamente os resultados desejados, porque irá ajudar no alinhamento com o parceiro de retargeting. Antes dessa conversa, é importante esboçar o escopo da campanha, incluindo:

● Os objetivos desejados e as métricas associadas – no retargeting, é importante focar inicialmente no objetivo final desejado, especificamente conversões, e depois analisar custos necessários para isso, como o Custo por Aquisição (CPA) ou Custo por Venda (CPS).

● O objetivo final – a campanha é voltada para a venda de produtos por comércio eletrônico ou para geração de leads para a equipe de vendas? Definir esse objetivo ajudará o fornecedor de retargeting a criar uma campanha e definir as metodologias adequadas.
Após essas definições, é possível estabelecer indicadores-chave de desempenho (KPIs).

2 – Trabalhe com provedores de retargeting

Embora algumas empresas maiores executem campanhas de retargeting internamente, há benefícios significativos em trabalhar com um provedor especializado. Mesmo se você tiver sua própria equipe interna, empregar um provedor adicional pode aumentar seus resultados.

Provedores profissionais de retargeting geralmente têm profundo conhecimento do setor e acesso a ferramentas especializadas que as equipes internas podem não ter, caso de algoritmos proprietários de Deep Learning, para otimizar todas as campanhas.

3- Aproveite o Deep Learning para otimização dinâmica

Falando em recursos exclusivos, uma maneira de impulsionar campanhas de retargeting é usar o Deep Learning para ajudar a limitar os riscos de erro humano. Isso pode assumir muitas formas diferentes, como na construção de público.

Os algoritmos de Deep Learning podem entender vastos conjuntos de dados rapidamente. Graças à compreensão das preferências do usuário, o algoritmo fornecerá ao usuário recomendações de produtos que maximizarão a probabilidade de conversão. O algoritmo ajusta dinamicamente campanhas com base em dados em tempo real, melhorando os resultados gerais sem a necessidade de intervenção humana.

4 – Use modelos e Deep Learning para personalizar anúncios

Um aspecto frequentemente negligenciado do retargeting são os anúncios de alta qualidade. Embora seja possível usar um anúncio genérico e estático, anúncios personalizados têm resultados melhores, como mostra pesquisa realizada nos Estados Unidos pela consultoria Adlucent, que mostrou que 71% dos clientes preferem esse formato.

Mas para chegar a um alto nível de personalização, é necessário contar com um grande volume de criativos– o que costuma ser mais fácil de se alcançar quando se tem parceiros especializados te auxiliando.

Usando personalização baseada em Deep Learning, é possível ter anúncios que mostram os produtos mais adequados para determinados usuários, considerando determinados padrões de comportamento e interesse. Dados internos da RTB House apontam que campanhas com foco em conversão de vendas baseadas 100% em algoritmos de Deep Learning são até 50% mais eficientes nas tomadas de decisão do que aquelas realizadas com machine learning convencional.

5 – Teste, ajuste e melhore

Ao longo de uma campanha, muitas informações serão coletadas. Durante e após o término da campanha, é essencial falar com os parceiros de retargeting e tentar entender o que está funcionando e o que pode ser aprimorado.

Isso ajudará a acompanhar o progresso e, por fim, permitirá a execução de uma campanha mais eficiente – consequentemente, te direcionando para a obtenção de resultados melhores, o que em última análise significa a otimização de budget.

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