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Colaboração global para um mercado local mais forte

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Opinião

Colaboração global para um mercado local mais forte

Em apenas 4 meses como CEO do IAB Brasil, vivi duas experiências únicas em eventos globais do IAB

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3 de fevereiro de 2025 - 6h00

Em apenas 4 meses como CEO do IAB Brasil, vivi duas experiências únicas em eventos globais do IAB.
Um deles foi o IAB Global Summit que aconteceu no mês passado no Peru. Esse evento é exclusivo para CEOs dos IABs mundiais. Nele são compartilhados desafios e oportunidades locais que merecem foco e colaboração global. A partir daí, nos comprometemos com objetivos e definimos ações para o ano seguinte.

O outro evento foi o IAB ALM (Annual Leadership Meeting), que aconteceu este mês, na Califórnia. Este evento recebe líderes de todo o mundo que representam o mercado de publicidade digital. São aproximadamente 1.200 profissionais da indústria trocando informações, e compartilhando inspiração e inovação.

Estas experiências reforçam o quanto essa presença global favorece uma troca contínua de conhecimento, em diferentes mercados, com distintos níveis de maturidade, garantindo que as inovações e tendências sejam compartilhadas de forma ampla e beneficiem todo o ecossistema de publicidade digital.

São encontros como estes que ajudam a traduzir as tendências globais em oportunidades práticas para mercados locais, fortalecendo a indústria como um todo.

Desta forma, vejo que um dos maiores diferenciais do IAB é ser uma entidade pertencente a uma rede global, o que possibilita o acesso a insights estratégicos, tecnologias inovadoras e padrões internacionais que ajudam os mercados locais a estarem alinhados às tendências globais. Isso permite que anunciantes e empresas atuem no Brasil com competitividade em um mercado em constante transformação.

Por meio do IAB Tech Lab, por exemplo, são criadas diretrizes globais como o Ad Portfolio Guidelines, que orienta sobre os melhores formatos técnicos para anúncios digitais, e o Ad Creative ID Framework (ACIF), pensado para que os criativos de anúncios possam ser reconhecidos, rastreados e validados de forma consistente em todas as plataformas e dispositivos.

Essas diretrizes não apenas promovem a padronização, mas também fortalecem a confiança entre todos os players da cadeia publicitária. A vir por aí, estamos construindo junto ao IAB US e outros países da América Latina standards de medição em Retail Media — iniciativa que deve revolucionar o mercado.

O impacto do IAB também pode ser visto na defesa de políticas públicas e no avanço de boas práticas. São contribuições ativas para a discussão de pautas como a regulação de privacidade, por exemplo, que oferecem subsídios técnicos para debates como a LGPD, no Brasil. No último Global Summit falamos muito sobre as Diretrizes de Política Global do IAB, documento que traz um conjunto de diretrizes voluntárias promovidas em todo o mundo e sintetiza posicionamentos de todas as partes. Apoiamos que essas diretrizes sejam incorporadas à legislação local e à aplicação regulatória conforme elas digam respeito à publicidade digital.

Acredito, portanto, que uma das grandes fortalezas dessa rede global é a capacidade de conectar os mercados locais às tendências internacionais, promovendo inovação, ética e competitividade. Essa integração fortalece a publicidade digital como um dos grandes motores da economia.

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