Game Over! Propaganda de Games Ganha Categoria em Cannes
E as feras da publicidade brasileira trouxeram vários Leões para casa!
Game Over! Propaganda de Games Ganha Categoria em Cannes
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5 de julho de 2023 - 6h00
Este ano, o Festival de Cannes não só deu mais atenção às campanhas publicitárias que envolvem videogames, mas lançou uma nova categoria: “Entertainment Lions for Gaming” para celebrar o trabalho criativo que conecta pessoas a marcas por meio dos games. E as feras da publicidade brasileira trouxeram vários Leões para casa! Lista completa aqui.
A agência brasileira VMLY&R levou três prêmios na categoria “Entertainment Lions for Gaming”. Leão de Ouro e Leão de Prata com a campanha “Los Santos +3ºC” feita para o Greenpeace; e outro Leão de Prata com a campanha “The Gaming Cap” para a Dell Technologies.
Enquanto “Los Santos +3ºC” já havia levado 2 Leões Ouro e 2 Leões de Bronze em 2022, “The Gaming Cap” estreou no Festival em 2023. A campanha mostra o entusiasmo dos jogadores (as) com deficiência auditiva ao colocar o boné e finalmente ter uma experiência completa e imersiva, sentindo o som dos games. O Cap é um boné transformado em uma ferramenta de acessibilidade inovadora com uso da tecnologia.
Já em “Los Santos +3ºC”, a agência escolheu GTA, um dos games mais icônicos da história dos games, para mostrar no metaverso os impactos da exploração do meio ambiente, com o objetivo de alertar o público sobre as consequências do agravamento da crise climática.
Para tanto, GTA ganhou um mapa alterado da cidade virtual “Los Santos +3ºC “ que foi disponibilizado no metaverso, mostrando modificações ambientais, sociais e econômicas, bem como orientando sobre missões socioambientais, entre elas transportar água potável.
Este ano, a DAVID trouxe para o Brasil dois Leões de Bronze. Um para “Burger Glitch”, a campanha dos hamburgers bugados feita para o Burger King, que no ano anterior havia sido premiado com 2 Leões de Ouro nas categorias Mobile e Brand Experience & Activation. Leia a entrevista com o diretor de criação, Fabrício Pretto, aqui.
O outro Leão de Bronze da DAVID foi pela campanha “Misson: Whopper”, que escolheu Call of Dutty, blockbuster dos games, e streamers conhecidos do público gamer brasileiro, para promover o Burger King.
Neste caso, a rede de fast food convidou os gamers para montar o sanduíche na tabela de classificação final de uma partida de “Call of Duty: Modern Warfare II”. O desafio foi lançado durante uma live na Twitch, a TV dos gamers, por Loud’s Joker com outros cinco streamers. Depois de montar o sanduíche na ordem certa, cupons foram desbloqueados para premiar todos os gamers que assistiam.
Outro Leão de Bronze foi conquistado pela campanha Game-her, da Agência Soko para Guaraná Antarctica, patrocinador da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Apresentando números reais e abordando o descaso com que as atletas femininas conviveram durante anos. Para dar o desfecho anunciando a inclusão das jogadoras no efootball, jogo de futebol para videogames da Konami.
Por fim, mas não menos importante, a AlmapBBDO foi premiada com o Bronze pela campanha e “Unbanned Armband”, feita para a organização All Out, que luta contra a discriminação LGBTQIA+.
Na Copa do Mundo FIFA 2022, realizada no Catar, país criticado por violações aos direitos humanos, especialmente à comunidade LGBTQIA+, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) proibiu o uso, por parte dos jogadores das seleções que participam do Mundial, da braçadeira “One Love”, que simboliza a luta contra a discriminação LGBTQIA+.
Em protesto, a campanha publicitária cria uma modificação (MOD) para o videogame FIFA 23, que permite o uso da braçadeira, para que não se repita no mundo virtual o preconceito do mundo real!
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