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Quer aumentar sua receita? Entenda como um rebranding pode ajudar

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Quer aumentar sua receita? Entenda como um rebranding pode ajudar

A forma como o mercado percebe a sua marca é o que vai definir seu volume de vendas, sua precificação e até mesmo os talentos que farão parte do seu time

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6 de setembro de 2022 - 16h30

(Créditos: Shutterstock)

Pergunte para qualquer empreendedor quais são os maiores objetivos para o negócio e todos te darão a mesma resposta: construir uma marca forte, com consumidores leais, suficientemente atrativa para novos talentos e com uma receita mensal que possibilite desbravar novos mercados.

Coisa simples, nada demais, só o básico (risos).

O problema é que se você perguntar sobre a frequência com que esse mesmo empresário analisa a percepção de valor da sua marca ele provavelmente dirá que faz isso raramente.

Eu entendo, também empreendo e, muitas vezes, nosso tempo é totalmente direcionado para “apagar incêndios”, enquanto as demandas estratégicas ficam na pilha do “amanhã eu vejo isso”.

O problema disso é que quanto mais você adia, mais você perde: perde a chance de entender o que seus clientes estão pensando sobre sua marca, a oportunidade de apresentar ao mercado uma marca forte, consolidada e alinhada com as demandas atuais. Sendo mais direto: perde a chance de ganhar dinheiro.

Por que investir em uma marca forte?

A forma como o mercado percebe a sua marca é o que vai definir seu volume de vendas, sua precificação e até mesmo os talentos que farão parte do seu time.

Ter uma marca forte tem tudo a ver com resultados

A Interbrand, um grande escritório de branding global, publica anualmente uma pesquisa que avalia a performance das marcas em quatro fatores internos, sendo eles: clareza de comunicação, comprometimento, proteção e responsividade, além de mais seis fatores externos como: autenticidade, relevância, diferenciação, consistência, presença e entendimento.

(Créditos: Divulgação)

A McKinsey, a maior consultoria de gestão do mundo, usou as 40 marcas mais valiosas, segundo o estudo da Interbrand, e constatou que todas as marcas da lista que investiram em branding ou rebranding superaram a média de crescimento do mercado em 73%.

Esse dado é impressionante. Em números absolutos estamos falando que o índice de retorno aos investidores das marcas que não investiram em rebranding foi de 173% enquanto das marcas que investiram pesado em branding foi de 245%!!!!!!!!

Um alto nível de valor emocional é o primeiro passo para que sua marca conquiste novos consumidores, depois da conquista é partir para o abraço e oferecer um bom produto.

No final é sempre sobre experiência. Ter uma marca sólida é garantir que a primeira experiência do seu público com sua empresa seja a melhor possível. Sendo assim, o caminho para a prospecção de novos clientes ou fidelização dos atuais fica bem mais simples.

Fazer um realinhamento de marca (o que chamamos de rebranding) é investir em uma representação fiel de todo o trabalho e investimento de tempo/dinheiro de uma empresa ao longo de sua existência.

Como descobrir se sua marca precisa de um rebranding?

Aqui vão alguns motivos:

– Nossa marca ou nosso nome não refletem mais a visão de negócio;
– Queremos nos conectar com novos mercados ou novos tipos de consumidores;
– Temos vergonha de mostrar nosso cartão de visita / folder / website;
– Nossas vantagens competitivas são confusas e o cliente não entende direito;
– Nossa marca perdeu foco e está difícil de entender o que a empresa faz;
– Nosso modelo de negócio mudou;
– O negócio cresceu mais que a nossa marca / mensagem;
– Passamos por uma aquisição ou junção com outra empresa;
– Ampliamos nossa abrangência para outras regiões ou países;
– Precisamos dissociar de uma imagem negativa;
– Estamos lutando para conseguir aumentar as margens ou os preços dos produtos;
– Não estamos conseguindo atrair os talentos certos pro negócio. Está difícil de contratar.

Marcou algum desses pontos? Me chama para um papo.

A marca é o recurso mais valioso do negócio, sem marca não existe valor. Mas provavelmente você já entendeu isso, certo? Agora, bora aplicar e escalar esse negócio.

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