Small Media Business
Como as grandes empresas de mídia estão impulsionando pequenos negócios
Como as grandes empresas de mídia estão impulsionando pequenos negócios
6 de novembro de 2024 - 6h00
As pequenas empresas sempre foram a espinha dorsal das economias locais. Hoje, elas representam quase 30% do PIB brasileiro. Os donos desses pequenos negócios conhecem seus clientes pelo nome, estão presentes no dia a dia das pessoas e, muitas vezes, desempenham um papel social importante em suas comunidades. No entanto, a publicidade, que é crucial para o crescimento de qualquer empresa, tem sido historicamente difícil para micro e pequenas empresas. Os elevados custos e a complexidade criam obstáculos quase intransponíveis. Mas, felizmente, isso mudou.
Nos últimos anos, as empresas de mídia adaptaram-se para melhor servir o pequeno empreendedor, seja ele dono de um salão de beleza, de uma padaria, de um consultório odontológico ou de uma imobiliária. A chave para essa transformação está na personalização e na diferenciação proporcionadas por plataformas como Google, TikTok e Meta, e também pelo DOOH (digital out-of-home), com empresas como Eletromidia, Hello e B Drops. Elas estão começando a oferecer soluções flexíveis que permitem que pequenas empresas anunciem de forma direcionada, atingindo o público certo no momento certo.
Pense em um salão de beleza que usa tráfego pago para anunciar exclusivamente para mulheres de 25 a 40 anos que moram em um raio de 8 quilômetros. Ou uma padaria que exibe seus itens de café da manhã em telas de elevadores residenciais em edifícios próximos. Esses são exemplos práticos de como os meios digitais e o DOOH permitem uma comunicação mais precisa e eficaz, aumentando, assim, a eficiência.
A maior vantagem dessas plataformas é a capacidade de maximizar o investimento. As campanhas de marketing, que costumavam exigir grandes orçamentos e atingiam grandes públicos sem perfis pessoais, agora são direcionadas a públicos específicos, maximizando cada real investido. O próprio marketing de influenciadores é algo que pode ser aproveitado pelas pequenas empresas. Hoje, 44% das compras são feitas com base em influenciadores. A Óticas Carol, maior rede de varejo óptico do Brasil, com mais de 1.300 franqueados, é um bom exemplo. Alguns franqueados locais trabalham de forma muito assertiva com nano influenciadores regionais, com até 10 mil seguidores, para apresentar produtos e promoções nos bairros e nas cidades.
Os resultados são claros: as pequenas empresas que investem em publicidade digital ou exterior estão registrando ótimos resultados. Um estudo realizado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB), do Reino Unido, descobriu que 57% das pequenas empresas que utilizam publicidade digital viram suas vendas aumentar em seis meses. Nos Estados Unidos, dados da Small Business Administration (SBA) mostram que 50% das microempresas que investem em meios digitais ou outdoor registram um crescimento anual das receitas de até 30%.
Os mercados do Reino Unido e dos EUA impulsionam o consumo de mídia pelas pequenas empresas. Um relatório recente da Outsmart UK revelou que, até 2023, 39% dos profissionais de marketing de mídia outdoor serão de pequenas empresas locais, um aumento significativo em relação ao ano anterior. Os dados mostram um interesse crescente entre os pequenos empresários em investir em publicidade local para fortalecer suas marcas e aumentar as vendas.
Nos Estados Unidos, as previsões também são positivas. De acordo com o Statista, espera-se que os investimentos em marketing digital por pequenas empresas atinjam 60 bilhões de dólares até 2023, representando quase um terço dos gastos totais do país com meios de comunicação. Esse número incrível é um reflexo direto da democratização da publicidade: cada vez mais, pequenas empresas procuram o digital e o out-of-home como uma forma lucrativa de expandir seus negócios.
O que estamos vendo não é apenas uma tendência passageira, mas um movimento que promete moldar o futuro da publicidade. As grandes empresas de mídia tornam-se parceiras estratégicas das pequenas empresas, fornecendo as ferramentas que lhes permitem competir em igualdade de condições com as grandes marcas. Essa mudança não só aumenta as oportunidades de crescimento para os pequenos empresários, mas também diversifica os fluxos de receita em uma cauda longa para as companhias de mídia e cria uma base de fornecedores estável que não depende de grandes contratos.
À medida que mais pequenas empresas se envolvem em campanhas de marketing eficazes e acessíveis, veremos impactos econômicos positivos em toda a cadeia produtiva. Isso cria um ciclo virtuoso: quanto mais forte é o pequeno negócio, mais empregos e rendimentos são gerados, e a economia cresce de forma sustentável.
O futuro do marketing será mais acessível e democratizado, e as pequenas empresas certamente desempenharão um papel fundamental nesse novo ambiente.
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