Tá sentindo que o ano não acaba nunca?
Estamos falando de um ciclo longo, interconectado e com potencial infinito. Assim como é todo ano que se encerra e todo ano que se inicia
Estamos falando de um ciclo longo, interconectado e com potencial infinito. Assim como é todo ano que se encerra e todo ano que se inicia
1 de dezembro de 2022 - 6h00
Retrospectivas sempre me pareceram uma colcha de retalhos, juntando temas que parecem pouco conectados para refletir sobre o que fizemos em um ano inteiro. O interessante é que cada quadradinho que parece “desconectado” do todo tem ali seu papel. E, quando juntos, fazem um artesanato incrível. Essa junção de diferentes propostas em uma arte única me lembra o que a gente tem feito aqui no IAB Brasil.
Isso porque nossa vivência como associação envolve diferentes aspectos e perspectivas. Na nossa colcha, costuramos interesses, necessidades e visões de centenas de associados. Cada um traz seu pedaço de dúvida ou certeza, seu ponto de vista, e assim nos ajuda a tecer um novo futuro para a publicidade digital no país.
Se você olhar no detalhe vai perceber um patchwork muito rico. Temos as cores de várias sugestões de boas práticas que funcionam como guias para os players do mercado e uma série de estampas que representam as nossas diferentes relações com a sociedade. Costuramos tudo isso com um olhar atento não só aos nossos associados, mas também às movimentações do governo e da sociedade brasileira, participando de fóruns públicos importantes para apontar lacunas e compartilhar o que sabemos para ajudar a desenvolver o país como um todo.
Perceber a existência dessa colcha e rever tudo o que fizemos também me trouxe reflexões importantes sobre o nosso papel como associação. De modo particular, nunca fez tanto sentido a impressão de que tudo o que sei e conheço sobre a publicidade pode ser (e provavelmente será) reinventado.
Chego ao final de 2022 com três grandes certezas. A primeira é que é importante unir pontos de vista e mostrar onde estamos. Ter parâmetros é muito relevante para conseguir avançar. A segunda é que as referências são pontos de partida e não formatos fixos e imutáveis. Amanhã, podemos ter novos entendimentos e, por esse motivo, sempre será possível fazer melhor. Por fim, a terceira certeza é que devemos manter laços fortes no nosso mercado, mas também nos abrir para novos relacionamentos. Com um cenário sempre vivo e cheio de mudanças, é essencial estar próximo dos mais diferentes agentes do nosso ecossistema. Se essas relações apontarem para novas demandas, será hora de atualizar nossos padrões para que fiquem em linha com as novas necessidades e contextos que se apresentarem.
E é por isso que a dinâmica do IAB Brasil se constrói nas relações com aqueles que vêm junto com a gente pensar, provocar, trocar e explorar novas ideias. Fico contente de ver que temos uma rede que não só nos apoia, mas nos impulsiona adiante, sabe? Temos vários experts ao nosso lado pensando em como preparar a publicidade digital brasileira para os desafios de hoje e de amanhã. E isso é feito não só junto ao mercado, mas também em conversas com o poder público e a sociedade civil.
Como disse no começo deste texto, retrospectivas têm essa cara de colcha de retalhos. Só que é exatamente por conectar cores e estampas tão diversas que alinhavamos algo tão ímpar. Sei que é muito provável que a gente precise reconstruir visões e atuações muitas vezes. Só que eu vejo brilho nesse processo! É nossa forma de co-criar junto com o mercado e com todos que são impactados pela publicidade digital (e, afinal, quem não é, não é mesmo?).
Estamos falando de um ciclo longo, interconectado e com potencial infinito. Assim como é todo ano que se encerra e todo ano que se inicia. Porque essa ideia de começo e fim de ano, você sabe, é só uma gostosa ilusão para nos ajudar a descansar em dezembro e recomeçar com entusiasmo em janeiro.
É com a clareza e a consciência de que esse ciclo se perpetua que vamos continuar fazendo o que temos feito bem no IAB Brasil no novo ano que vem por aí.
Bom descanso e nos vemos em 2023!
P.S.: se você é como eu e usa o recesso de fim de ano para dar uma atualizada geral, dê uma conferida nos standards e guias que temos no site do IAB Brasil.
–FIM–
Compartilhe
Veja também
Canva: sete tendências de design para 2025
Relatório identifica sete tendências que mostram como será o trabalho e a criatividade no ano que vem.
O que falta para que a TV 3.0 seja implantada no Brasil?
Ecossistema encara desafios como custo e aquisição de novos receptores e sincronia entre redes das geradoras e retransmissoras