25 de julho de 2024 - 10h10
Angela Davis diz “não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não posso aceitar”. É com essa frase – e com o olhar de uma mulher negra conectada à minha ancestralidade – que trago uma provocação importante para este Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: a reflexão sobre a necessidade da representatividade e inclusão dessas mulheres em todas as esferas da sociedade.
Durante toda minha jornada, pessoal e profissional, eu tenho como propósito incluir e representar pessoas negras com importância e relevância dentro do contexto social, cultural e mercadológico. E, estar na linha de frente de Dove – uma marca que há 20 anos trabalha com o objetivo de valorizar corpos reais e de desconstruir padrões de beleza pré-estabelecidos – é motivo de muita alegria, já que me permite colocar em prática meus valores pessoais no ambiente profissional. Esse compromisso com a diversidade só é possível e verdadeiro porque, por trás da comunicação da marca, a diversidade também acontece de maneira integrada com os times envolvidos, a cadeia de suprimentos e com pesquisas junto aos consumidores.
No lançamento mais recente de Dove, por exemplo, a linha de séruns corporais hidratantes, tivemos testes que garantissem a cobertura de todos os tons de pele, com resultados visíveis do tom mais claro ao mais escuro. Além disso, em todas as fases da pesquisa ouvimos uma amostra representativa de pessoas negras. Neste sentido, a minha atuação enquanto uma líder negra – e com uma equipe composta por 100% de profissionais negros – tem como objetivo garantir que a gente tenha uma escuta ativa diversa e promova a inclusão de pessoas pretas em todas as etapas do processo de desenvolvimento.
Aqui, cada iniciativa que promovemos não é apenas uma ação isolada, mas parte de um movimento maior e transversal que visa criar um ambiente onde todas as mulheres possam se sentir representadas e valorizadas.
Inclusive, vale destacar que no ano em que Dove celebra 20 anos da campanha “Beleza Real”, a Unilever foi premiada como a Anunciante Criativo do Ano no Cannes Lions 2024. A conquista reforça o compromisso da companhia com a transformação da beleza em uma fonte de confiança e felicidade para todas as mulheres no mundo.
Hoje, quando lembro que a minha trajetória foi marcada por momentos em que precisei abdicar de algo para trazer os meus comigo, é muito gratificante poder atuar em uma marca que permite que a ascensão profissional e pessoal não aconteçam sozinhas. Cada passo que damos em direção ao sucesso é uma oportunidade de trazer outras mulheres negras junto, criando uma corrente de apoio e fortalecimento mútuo.
No Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebramos não apenas o movimento pela beleza mais diversa e inclusiva, mas a resiliência, a força e a determinação dessas mulheres. O valor delas é a referência sobre a qual construímos nossas iniciativas, e a representação delas é essencial para a evolução da nossa sociedade.
Quando uma mulher negra se levanta, ela não só puxa outras mulheres negras, como também move montanhas e desafia estruturas, criando um futuro mais inclusivo e justo para todas.