Um olhar sobre publicidade digital em 2025
Trago aqui um olhar mais específico sobre o mercado publicitário digital no Brasil, que está em franca transformação
Trago aqui um olhar mais específico sobre o mercado publicitário digital no Brasil, que está em franca transformação
2 de dezembro de 2024 - 13h13
Sabemos que, por agora, saem diversos estudos e análises sobre o que possivelmente desponta como uma tendência para o ano seguinte. Aqui no IAB também fazemos nossas apostas e predições.
Recentemente, David Cohen, CEO do IAB US, escreveu um artigo no Ad Age sobre isso, com insights bem interessantes para 2025. A partir deste conteúdo, trago aqui um olhar mais específico sobre o mercado publicitário digital no Brasil, que está em franca transformação, impulsionado por tecnologia e mudanças no comportamento dos consumidores.
A Inteligência Artificial será um dos maiores pilares estratégicos da publicidade digital. Além da personalização em larga escala, acredito que testemunharemos campanhas de marketing totalmente concebidas, executadas e medidas com IA, do início ao fim.
Vai ser um movimento bastante interessante de ser visto, com a participação de diversos players dentro do ecossistema. Isso deve acelerar entregas, diminuir custos de produção e gerar um ganho de tempo e recursos para os times envolvidos.
Um relatório recente da eMarketer prevê um aumento de 50% nos investimentos em IA generativa em 2025. E o Brasil segue como um dos mercados mais promissores na América Latina.
O Retail Media segue crescendo em um ritmo sem precedentes. Na nossa última edição do AdSpend, a estimativa era de que o Retail Media elevaria o total de investimentos no digital a R$ 37,6 bilhões neste ano no Brasil — número que provavelmente veremos consolidado (ou ultrapassado) em breve.
Nos Estados Unidos, a eMarketer prevê que os gastos com publicidade em mídia de varejo atingirão US$ 62,88 bilhões em 2025, um aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior. Por lá, gigantes do varejo continuarão a dominar o Retail Media, representando um desafio significativo para varejistas menores que buscam competir por esse espaço.
Vale destacar que a crescente importância do setor exige que as empresas invistam cada vez mais em profissionais especializados, bem-preparados e prontos para encarar essa onda com maturidade.
A (boa) experiência do consumidor como fator determinante
Em 2025, sairá na frente quem buscar uma melhor experiência para o consumidor. Essa pressão por um aprimoramento levará as plataformas de streaming a investir em melhorias em seus serviços, seja buscando formas de simplificar e personalizar a navegação, entregando conteúdo mais relevante ou incorporando recursos que permitam ao usuário uma maior interação.
Entender o que usuário precisa e quer será determinante e, claro, isso deve também ser levado em conta quando se pensa na oferta de anúncios que, em algumas plataformas, já permitem cliques que levam à compra durante transmissões ao vivo, por exemplo.
A privacidade dos dados do consumidor está se tornando um fator central na publicidade. As empresas que se adaptarem a essa nova realidade, priorizando a transparência, o controle do usuário e a ética na coleta e uso de dados podem estar um passo à frente.
A crescente preocupação com a privacidade do consumidor exige que os anunciantes repensem suas estratégias e encontrem novas maneiras de alcançar seu público-alvo, sem se apoiar tanto na certeza de que o consentimento será para sempre. O controle está indo cada vez mais para as mãos dos usuários e isso é algo a ser considerado para redirecionar a forma como são pensados os anúncios hoje.
Poderia citar muitas outras tendências, que passam pela creator economy, vídeo e áudio digitais e muito mais. Aproveito para reforçar que o IAB Brasil segue firme, forte e atento a tudo que compõe a área da publicidade digital no país. Sem dúvida, vem muita inovação por aí e as empresas munidas com dados e que forneçam experiências genuínas para o consumidor ganharão destaque em qualquer cenário.
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