Você está sentado num dos mais promissores bancos de dados do mundo e nem sabe: seu carro
Nossos carros estão se transformando em potencialmente poderosos bancos de dados sobre cada um de nós, e, portanto, de bilhões de pessoas no mundo
Você está sentado num dos mais promissores bancos de dados do mundo e nem sabe: seu carro
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29 de agosto de 2022 - 11h25
Isso ainda está a meio caminho de acontecer, mas já está acontecendo. Nossos carros estão se transformando em potencialmente poderosos bancos de dados sobre cada um de nós, e, portanto, de bilhões de pessoas no mundo, já que os carros estão cada vez mais conectados e cada vez mais compartilhamos informações com eles (muitas vezes sem saber). Dados que valem ouro para a indústria automotiva global.
Como sempre quando falamos hoje em dia de dados, a questão da privacidade emerge forte e é assim mesmo que tem que ser. Ou respeitam meus dados ou os estão roubando e isso é crime.
No entanto, do outro lado, há a permissão. A decisão expressa do consumidor de permitir que empresas capturem suas informações, entendendo que assim elas podem lhe prestar um atendimento e serviços mais personalizados, úteis e apropriados a sua vida.
Nesse balanço, o fato é que os carros estão de fato se transformando em um data lake gigante. A consultoria Capgemini fez um estudo legal sobre isso chamado Vehicle Data Monetization, em que aponta que há hoje ainda muitas dificuldades a serem superadas na transformação definitiva dos automóveis em veículo data driven (perdoando o trocadilho). Mas que isso acontecerá inevitavelmente.
Esse mercado, estima a consultoria, pode ser algo entre US$ 80 Bi ou US$ 800 Bi em 2030. Apesar do range ser, no meu entender, meio elástico em demasia, seja qual for o número real, basta olhar ao nosso redor e tentar estimar minimamente o futuro desse setor para imaginarmos com clareza que esse treco vai explodir.
Carros são já, hoje, além de transporte, devices integrados a mobilidade urbana das cidades cada vez mais inteligentes. Estão se transformando em centros de entretenimento e conectividade. Quando forem (e serão cada vez mais) autônomos, isso tudo vai explodir.
Com a chegada do 5G (imaginem, o Brasil já chegou lá), todo esse cenário será ainda mais acelerado (desculpe de novo o trocadilho).
Se desejar achar o estudo da Capgemini, procure na internet por Vehicle Data Monetization. Vale dar uma olhada.
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