Cinema, cultura e música: destaques da programação do Rio2C
Audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho são temas da edição 2023 da conferência
Cinema, cultura e música: destaques da programação do Rio2C
BuscarAudiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho são temas da edição 2023 da conferência
Fernando Murad
10 de abril de 2023 - 5h59
O Rio2C, que será realizado de 11 a 16 deste mês na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, prevê a participação de mais de 1,2 mil palestrantes. Na programação da Conferência, que acontece de 12 a 14, estarão temas como audiovisual, música, games, tecnologia, ciência, mídias, marcas, sustentabilidade, arquitetura, urbanismo, moda, artes e futuro do trabalho.
Assuntos como a regulação do VOD, o boom das adaptações literárias, a indústria criativa como potencializador do soft power, o futuro do cinema e os caminhos das coproduções também estarão entre os destaques dos painéis voltados ao setor.
Na lista de palestrantes estão nomes como a ministra da cultura Margareth Menezes, o cantor Gilberto Gil, Lyor Cohen (head global de música do YouTube), o piloto Rubens Barrichello, a apresentadora Fátima Bernardes, Christian Gabela (vice-presidente sênior para a América Latina da Gaumont), o cineasta argentino Daniel Burman, David Levine (CCO da Anonymous Content), Hugh Forrest (presidente e diretor de programação do SXSW) e a cantora, compositora e ativista africana Angélique Kidjo.
A cantora Angélique Kidjo, vencedora de cinco prêmios Grammy, eleita pela Time como uma das pessoas mais influentes do mundo e também embaixadora da Unicef, fará a palestra inaugural no dia dos Summits. No painel Vozes da Transformação, a artista e ativista beninense conversará sobre humanidade, a música como ferramenta de transformação social e a potência da cultura afro-brasileira.
No dia seguinte, a ministra Margareth Menezes fará a palestra de abertura da programação da Conferência. Ao lado dos demais secretários da pasta, a artista falará sobre a volta do MinC, as ações prioritárias do ministério e a retomada do investimento no setor cultural.
“O fortalecimento do setor cultural é fundamental para o desenvolvimento da sociedade e para a preservação da nossa identidade cultural. A volta do Ministério da Cultura é um passo muito importante nesse sentido e demonstra compromisso com a valorização da cultura e das artes. No Rio2C, acreditamos que a cultura é um vetor estratégico de transformação social e econômica. Por isso, estamos sempre empenhados em promover debates e ações que contribuam para o fortalecimento do setor e para o surgimento de novas oportunidades”, afirma Rafael Lazarini, idealizador, fundador e CEO do Rio2C.
Um dos mais importantes nomes do cinema argentino de sua geração, o diretor, produtor e roteirista Daniel Burman — vencedor do Urso de Prata no Festival de Berlim (2004), com o longa-metragem El Abrazo Partido, e showrunner da aclamada série Iosi, o espião arrependido — dará sua perspectiva de como cativar audiências globais através da criatividade.
Já no painel Tempo Rei — um Reencontro entre o Músico e Compositor Gilberto Gil e o Diretor Andrucha Waddington, mediado por Flora Gil, o trio revisita as histórias e curiosidades sobre os bastidores dos projetos realizados — desde Tempo Rei (1996) até a série documental Viajando com os Gil, continuação do projeto Em Casa com os Gil.
O casal de cineastas, roteiristas e produtores Baran Bo Odar e Jantje Friese, responsáveis pela série Dark, um dos maiores projetos da Netflix, e 1899, falarão sobre seus processos criativos e suas visões estratégicas para a indústria.
O diretor brasileiro Fernando Meirelles e o produtor canadense Niv Fichman estarão à frente da conversa de encerramento da Conferência, na qual celebram a amizade que começou com uma relação de trabalho — a adaptação cinematográfica de Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago — e ainda segue com a realização do projeto The Sympathizer, série para a A24 e HBO, protagonizada por Hoa Xuande, Robert Downey Jr. e Sandra Oh.
Já Pam Kaufman, presidente e CEO de Mercados Internacionais e Licenciamento Mundial de Produtos e Experiências da Paramount, fala de sua trajetória como líder de uma das maiores empresas de entretenimento do mercado mundial e sua visão estratégica sobre o futuro do audiovisual.
Os desafios para os criadores da América Latina atingirem audiências internacionais é o tema discutido por três líderes de produtoras de peso no cenário mundial: David Levine, CCO da Anonymous Content, produtora dos premiados longas-metragens Spotlight e O Regresso; Christian Gabela, vice-presidente sênior e head para América Latina, Espanha e US-Latinx da centenária produtora francesa Gaumont; e Syrinthia Studer, vice-presidente executiva de produções internacionais da Paramount Pictures, sobre estratégias para equilibrar identidades locais e apelo global.
Compartilhe
Veja também
Crianças e adolescentes: como cativar as novas gerações?
Daniel Rezende, diretor dos filmes da Turma da Mônica, autora Rosane Svartman e Cecilia Mendonça, da Disney, comentaram a importância de criar conteúdo de qualidade para os pequenos
Autenticidade e engajamento no marketing de influência
Esse Menino analisou a importância de trabalhar em sinergia com as marcas na criação de conteúdo