Assinar
Olimpíadas

Conversas além das disputas

Saúde mental, diversidade e força feminina foram temas que dominaram as conversas em torno dos Jogos Olímpicos no Twitter


9 de agosto de 2021 - 10h46

Após desistir de finais para cuidar da saúde mental, Simone Biles conquista bronze na trave (crédito: Laurence Griffiths/Getty Images)

A saúde mental, a força feminina e a maior presença de mulheres competindo foram temas bastante comentados no Twitter. Simone Biles foi a atleta mais mencionada no Twitter em todo o mundo em conversas sobre os jogos do dia 26 de julho até 3 de agosto. Ela recebeu um grande apoio de fãs e celebridades após anunciar que não participaria de algumas finais da competição para cuidar da saúde mental. No Brasil, a ginasta foi a quinta atleta mais comentada. De 1º a 25 de julho, período que antecedeu seu anúncio, a atleta era apenas a sétima colocada no ranking de menções no mundo.

Dos dez atletas mais comentados no Twitter Brasil (veja quadro), de 23 de julho a 4 de agosto, cinco são mulheres sendo que as brasileiras Rayssa Leal e Rebeca Andrade lideram o ranking. As principais menções a Rebeca Andrade referem-se ao seu feito histórico em ser a primeira mulher brasileira a ganhar duas medalhas em uma única edição dos Jogos e tem como pano de fundo as dificuldades que enfrentou até a conquista.

“Os jogos foram o grande assunto das conversas ocorridas no Twitter, no Brasil e no mundo, nas últimas semanas, com discussões sobre vários temas que ultrapassaram o limite das disputas. É representativo pensar que a conversa em torno dos jogos não foi apenas sobre a competição em si. O ‘humano’ dentro do atleta que compete nunca foi tão importante”, afirma Samantha Almeida, diretora do Twitter Next no Brasil.

Publicidade

Compartilhe