Webmotors introduz assinatura de veículos
Nova plataforma quer atrair consumidor que prefere alugar carro em vez de comprar e incrementa ferramentas de IA na busca
Nova plataforma quer atrair consumidor que prefere alugar carro em vez de comprar e incrementa ferramentas de IA na busca
Igor Ribeiro
25 de março de 2019 - 7h53
A Webmotors, uma das maiores plataformas de comercialização de carros, estreia uma plataforma repaginada em 8 de abril, com novas ferramentas de busca. “O novo website vai mudar a experiência do usuário em dois pilares: primeiramente, está mais intuitiva, facilitando a busca tradicional; e há mais categorias, voltadas à visão do cliente e personalização de preferências”, descreve Eduardo Jurcevic, CEO da Webmotors. Junto a compra e venda, haverá também uma nova modalidade de negociação: uso de carro.
Por décadas, a indústria automotiva se sustentou e cresceu amparada, em boa parte, pela venda direcionada ao consumidor final. Mas cada vez mais pessoas parecem estar mais focadas em mobilidade do que necessariamente na posse de veículos – a essa busca em especial que se apresenta a nova funcionalidade da plataforma. “Claro, nosso consumidor ainda busca por carro e não conseguimos traduzir em números uma mudança de comportamento consolidada, mas conseguimos ver uma tendência”, diz Eduardo.
A plataforma tem negociado parcerias para oferecer, por exemplo, assinatura mensal de um veículo – em que o fornecedor arca com despesas como manutenção e seguro — ou até mesmo um uso eventual. Locadoras e os próprios fabricantes poderão oferecer o serviço. “É como carro elétrico: a indústria brasileira ainda tem muito a evoluir nesse sentido, mas nós temos que nos antecipar e observar as tendências”, afirma o executivo. Eduardo Jurcevic era diretor executivo do Santander, principal acionista da empresa, e assumiu a liderança da Webmotors no início do ano após a saída de Claudia Woods, que se tornou general manager da Uber no Brasil.
Tecnologia embarcada
Para sustentar as mudanças, o CEO aponta números no crescimento de buscas por modelos específicos, como os próprios carros elétricos, cujas buscas no site aumentaram em mais de 100% no ano passado. Outra modalidade bem específica bastante procurada no ano passado – carros adaptados para deficientes físicos – cresceu 36,5%, acima de modelos hatchback, que são bastante populares.
Para facilitar a busca por características mais específicas, a Webmotors está afinando suas ferramentas de pesquisa e personalização. “Temos centenas de milhares de veículos nos classificados, mas hoje é menos uma busca por volume, e mais por algo que ajude a decidir”, explica Luiz Fernando Diniz, diretor de produto da empresa. “Assim como oferecemos vídeos, os conteúdos editoriais da WM1 e indicamos as lojas de experiência para ajudar na escolha do modelo, vamos melhorar a análise de dados para entender as necessidades dos consumidores.”
O executivo aponta que a Webmotors investiu em tecnologia para melhorar a eficiência de ferramentas de inteligência de mercado e machine learning, no sentido de entender as preferências de seus mais de 30 milhões de usuários mensais. “Além de marca, modelo e versão, vamos indicar na busca os modelos sedan com melhor fit para cadeirinha de bebê ou os melhores SUV 4×4 com porta mala grande, por exemplo”, aponta Diniz.
Compartilhe
Veja também
Meta pede reconsideração, mas ANPD mantém restrição sobre IA
Autoridade Nacional de Proteção de Dados recebeu pedido de reconsideração da determinação, mas manteve a big tech proibida de usar dados de usuários para treinar ferramentas de inteligência artificial
Masp vai hastear bandeira LGBT+ durante a Parada de São Paulo
Iniciativa inédita foi idealizada pelo Castro Festival e viabilizada pela marca Amstel