30 Under 30 - 2013
Bruno Oppido
2013: Diretor de arte da F/Nazca S&S
2021: Executive creative director na Innocean Berlin
Não existe uma receita padrão para se desenvolver o talento. Ele pode florescer tanto nos melhores meios acadêmicos quanto nas grandes oficinas do mercado. O jovem criativo, que começou a trabalhar aos 16 anos numa pequena gráfica, seguiu o segundo caminho e acumula hoje cinco Leões em sua estante, além de premiações nos principais festivais internacionais em 12 anos de carreira. A última metade dos quais na F/Nazca S&S, onde hoje integra o time de diretores de arte, tendo em seu portfólio muitos filmes criados para Skol. “Realizei-me aqui”, diz. O início dessa trajetória, porém, foi visto com desconfiança por seus pais, que preferiam vê-lo cursando faculdade e investindo numa carreira mais tradicional. “Não conseguiam entender como alguém podia ganhar a vida com desenhos”, recorda. Sua primeira experiência em agência foi na modesta Malagueta, onde por quatro anos desenvolveu suas habilidades como criador de imagens. “Lá pude observar quem eram os grandes nomes do mercado e me inspirar neles. Passava muito de meu tempo livre debruçado em anuários, indo atrás de quem fazia, pedindo conselhos e aprendendo”, lembra o publicitário, hoje com 28 anos. A faculdade ainda era uma hipótese provável, mas a oportunidade de ser assistente de arte de Felipe Cama, na DM9DDB, engavetou a ideia. Em 2007, assinou a ficha técnica da campanha vencedora de dois Leões em Cyber para o portal Terra junto com Felipe Cama e Júlio Andery, entre outros. Bruno comemorou seus primeiros Leões quando já vestia a camisa da F/Nazca S&S, onde chegou como assistente e pavimentou o caminho até ser promovido. Uma nova safra de prêmios não demorou. A campanha Curiosismo, para a Pinacoteca de São Paulo, foi premiada em Cannes, no Clio, One Show, Wave Festival e D&AD, entre outros. Se a carreira hoje orgulha os pais, a habilidade no baixo não está à altura da sua paixão pela música: “Toco mal, mas me divirto”. E é assim, no estilo low profile, que ele aposta em voos ainda mais altos.
(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 15 de abril de 2013)