30 Under 30 - 2008
Gabriel Queiroz
2008: Diretor de mídia da MPM
2021: Fundador da BBI.Solutions
Gabriel Queiroz tem três paixões: sua família, sua profissão e a aviação. Iniciou a carreira na DM9, na área de pesquisa de mídia. Voou para fazer aperfeiçoamento em negócios e gestão exterior na Austrália e, de volta ao Brasil, aterrissou na carreira de planejador de mídia em agências como Leo Burnett, JWT e Publicis. Ajudou a pilotar a área de desenvolvimento comercial de O Globo, retornando à rota original do mercado publicitário ao ingressar na mídia da MPM, onde é diretor de grupo. Participou ativamente do reconhecido projeto de criação da Rádio SulAmérica. Por ter vivido experiências em segmentos de negócio variados, não acredita em estagnação: “Entendo que um bom profissional de mídia é aquele capaz de desenvolver um trabalho que vai além das funções específicas do mídia. É aquele cara com postura de executivo que entende do negócio do cliente, um consultor, um braço direito, um aliado, e não um cara que está ali para mostrar o bottom line”. Mas para tudo há de se ter uma base. A do profissional de mídia, Gabriel sabe bem qual é: “Quando estava começando, falaram que a pesquisa de mídia é a base de tudo. É a mais pura verdade. Hoje em dia, todo mundo fala em rentabilidade, em otimização, em menor dispersão. Como você entrega isso sem a técnica? Impossível”. Daqui para a frente, no entanto, será necessário bem mais que o básico: “O mídia deverá ser multiplataforma. Tem de propor o ‘X’ da TV, o evento de relacionamento com o trade e o disparo do e-mail marketing para a fidelização da base de clientes. Quem não souber pensar e conduzir essa convergência, não vai conseguir entregar nem o bolo, quanto mais a cereja. E não é só bolo de fubá, não!” Para enfrentar esse desafio, Gabriel tem sua fórmula: “Eu penso grande, sonho alto, afinal, tenho só 28 anos. E ninguém é capaz de sonhar mais do que as crianças”.
(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 14 de abril de 2008)