30 Under 30 - 2008
Guilhermo Bressane
2008: Gerente de marketing do Carrefour
2021: Diretor de marketing do Itaú Unibanco
Guilhermo Bressane tem o dedo no pulso do consumidor brasileiro. Aos 28 anos, tendo atuado, em seus sete anos de carreira, na área de marketing em dois dos segmentos mais ativos do mercado de consumo do País — o de varejo, no Carrefour, onde é gerente de marketing, e o da indústria automobilística, na Volkswagen, onde foi coordenador de propaganda e web marketing e analista de marketing —, Guilhermo segue aprendendo todos os dias: “Atuar no segmento de automóveis foi muito enriquecedor. O carro é o segundo objeto mais desejado pelo brasileiro, só perde para casa própria, é uma escolha muito pouco racional. Daí a importância da comunicação para o sucesso de um lançamento. O segmento de varejo está sendo um enorme aprendizado. É uma área que demanda muito dinamismo e respostas rápidas. Um dia de vendas ruins pode afetar o equilíbrio de todo um planejamento. Costumamos dizer que, no varejo, conserta-se o avião no ar. É um laboratório de marketing na prática”. Nesses contextos tão desafiadores, só há uma forma de ser bem-sucedido: “A melhor maneira de avaliar a qualidade de um trabalho ou de um profissional de comunicação é através dos resultados obtidos”. Mas não basta, é preciso sair da caixa: “Procuro sempre preservar uma certa dose de ousadia. O profissional de marketing, mais do que qualquer outro, tem de equilibrar análise e planejamento com arrojo e inovação”.
(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 14 de abril de 2008)