30 Under 30 - 2008
Ícaro Doria
2008: Diretor de criação global da Y&R NY
2021: Chief creative officer da Hill Holliday EUA
Aos 28 anos, Ícaro Doria está no topo do mundo. Diretor de criação da Saatchi & Saatchi em Nova York, onde chegou vindo da Giovanni,FCB, Ícaro é considerado um dos grandes nomes de profissionais brasileiros com o pé no exterior. Sua carreira agora é internacional. No ano passado, baixou um santo e tudo rolou para o seu lado. Tudo de bom, como declarou para a Revista da Criação, em entrevista exclusiva à diretora editorial do Grupo M&M, Regina Augusto: “Neste ano, fui jurado no Clio Awards, onde ganhamos 34 prêmios. Em maio, fui promovido a diretor de criação. Em junho, fomos para Cannes e lá a agência ganhou nove Leões. Desses, eu ganhei cinco. Além disso, fomos a Agência do Ano. Foi o ano dos exageros”. Apesar da distância, não deixa de acompanhar a propaganda na terra natal. E tem expectativas: “Estão aparecendo muitas agências novas, e por isso fico mais entusiasmado em discutir como será a propaganda brasileira do futuro do que discuti-la hoje”. Ser cidadão do mundo, de alguma forma, lhe pesa no peito: “Para qualquer pessoa que mora longe do seu país, a perspectiva de voltar acaba sempre sendo presente. Brinco com minha mulher que, quando você começa com esse negócio de morar fora, parece que está fadado a ser infeliz para o resto da vida. Você está sempre distante de seus grandes amigos e de sua família. Aí, quando volta para o seu país, é uma pessoa diferente, já não se enquadra lá como se enquadrava antes. É estranho”. Mas ele não deixa barato. Ainda vai acelerar fundo na sua carreira lá fora: “Tenho ainda uma necessidade minha muito grande para suprir. Quero fazer muito mais, uma perspectiva que o mercado daqui me dá que sei que seria impossível realizar no Brasil. Minha expectativa é usufruir ao máximo, como redator, do que esse mercado ainda pode me proporcionar”.
(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 14 de abril de 2008)