30 Under 30 - 2008
Pedro Porto
2008: Diretor de interatividade da Santa Clara
2021: Diretor do Twitter Next para América Latina
Pedro Porto é conectado à diversidade. Atual diretor de interatividade da Santa Clara, entende que o mundo não vai parar de mudar e que o protagonista dessa transformação é o consumidor: “As mudanças mais marcantes que vivemos vieram pilotadas pelo próprio consumidor, que sabe o que quer, como e onde buscar. E é por isso que uma das minhas maiores crenças está na mudança da dinâmica de comunicação entre marca e consumidor. A troca do termo falar por conversar, dialogar e interagir não é à toa”. Por isso, acredita, só quem tiver visão abrangente deverá alcançar o sucesso: “O futuro será dos profissionais-consultores de comunicação. A profusão de mídias, plataformas tecnológicas e dinâmicas de diálogo com o consumidor já é tão grande que a missão dos novos profissionais e agências (digitais ou não) é entender profundamente cada nova ferramenta, recomendando-a ou não a seus clientes, explicando (e testando) as melhores formas de utilizá-las”. É assim que ele atua na Santa Clara: “Só no primeiro ano aqui já conseguimos fazer ações colaborativas, alguns virais, forte presença em redes sociais, games, ações mobile com SMS, bluetooth, torpedos de voz e QR codes, guerrilha e até geração de conteúdo para algumas marcas”. Aos 27 anos, Pedro, como o mundo de hoje, não vai parar de mudar. E, para compensar essa correria em busca do novo, alimenta o espírito de várias formas. Entre elas, “uma vez por semana, conto histórias para crianças hospitalizadas no HC, pela ONG Viva e Deixe Viver”. Uma ação nada digital, mas totalmente conectada com a vida.
(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 14 de abril de 2008)