30 Under 30 - 2013
Rafael Lopes
2013: Market development manager de Axe, na Unilever
2021: General manager de Kérastase e Redken, na L'Oréal
Paulistano, aos quatro anos foi morar em Santos e se transformou num pequeno caiçara, condição da qual muito orgulha-se. Hoje, seu passatempo preferido é justamente voltar para a praia todo fim de semana. “Sexta-feira ao meio-dia, já começo a me coçar para pegar a Imigrantes”, entrega-se. A escolha da profissão foi um pouco conturbada: inicialmente, quis fazer turismo; depois, mudou para engenharia química; e finalmente veio a escolha do marketing, a poucos dias de se inscrever no vestibular. “Já me interessava por comunicação, mas não tinha muita profundidade, dei um tiro no escuro.” Sua experiência profissional começou aos 17 anos, como produtor de TV. Aos 19, foi trabalhar em uma agência, na função de redator e de agente de mídias sociais, cuidando da conta da banda Charlie Brown Jr. Mas, depois de um ano e meio, decidiu voltar para a capital paulista e iniciou carreira na Unilever, começando no setor de supply chain. Outro ano e meio se passou e ele chegou ao marketing. “Passei primeiro pela categoria de alimentos, cuidava de Hellmann’s e Ades. Há dois anos e meio estou em Axe”, observa Lopes, que se confessa louco por música e blogs de design, o que o faz um consumidor voraz de internet. É um ávido leitor de biografias: as leituras mais recentes foram as de Billie Holiday e Kurt Cobain. Na televisão, as paixões são as séries norte-americanas. Revenge, The Walking Dead e Lost estão entre as preferidas. “Mas tenho um segredo: não vi o último episódio de Lost. Prefiro manter a magia da série na cabeça”, fantasia-se. Na praia, entram em cena seus outros passatempos: pedalar e correr “até onde a perna aguenta”. Aos 27 anos, agora se interessa também por destinos exóticos — Chapada dos Veadeiros, Islândia e deserto do Atacama foram os mais recentes. Próxima parada: Amazônia.
(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 15 de abril de 2013)