30 Under 30 - 2008
Tiago Santos
2008: Gerente de mídia da Giovanni+DraftFCB
2021: Vice-presidente de mídia da FCB
Tiago Santos aceitou o desafio de assumir na Giovanni+DraftFCB a função híbrida de mídia e planejador estratégico. Aceitou porque acredita que o mundo está mudando e que a profissão se abre para novos horizontes: “Acredito que o profissional de mídia no mundo todo está diante de um momento de transição, tendo de reaprender a lidar com os conceitos mais básicos do seu ofício. A convergência dos meios impõe a necessidade de uma nova forma de abordagem, para evitar simplificações que não cabem mais em nossa realidade”. Tiago começou a trabalhar em 1998, na Editora Símbolo, como assistente de marketing publicitário. De lá, foi para a Telefônica, depois para a Editora Globo. Em 2004, entrou definitivamente no mercado de mídia em agências, quando ingressou na pesquisa de mídia da Neogama/BBH. Hoje, gerencia um grupo de contas na Giovanni, assumindo sempre o que vem pela frente sem olhar para trás: “Aceito desafios mesmo que pareçam maiores do que aquilo que alguém com a minha idade possa suportar”. Aos 27 anos, só olha para trás para reconhecer suas inspirações profissionais: “Não posso deixar de citar a participação da Marta de Moraes na minha formação profissional. Praticamente tudo o que aprendi de mídia e publicidade foi com ela. Só nos separamos quando vim para a Giovanni. E aí, curiosamente, desde que cheguei aqui senti como se tivesse dado um salto quântico na percepção do que é o todo de uma agência. Aqui aprendi a ver o processo como uma coisa única”. Mas confessa que há outra atividade na qual se envolve com a mesma paixão com que na publicidade: “Quando não estou na agência, geralmente você me acha no Morumbi assistindo a algum jogo do São Paulo”.
(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 14 de abril de 2008)