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Novos Talentos - 2011

2º lugar – 28% dos votos
Dois

Sentimental

Porque a vida é um filme com aquele final tão conhecido, embora a gente finja que não saiba, a dupla de diretores denominada 2, formada por João Dornelas e Pedro Pereira, parece estar mesmo com a razão.

O negócio, sim, é de fato assumir, como instrumento de vida, o espírito despreocupado, descompromissado e debochado do ex-trapalhão Mussum, uma das influências de base da dupla, juntamente com os diretores Woody Allen e Martin Scorsese. “O Mussum não se levava a sério. É a regra número 1 para se fazer humor”, receitam.

Na aritmética generosa de João e Pedro, um mais um é mais que dois. A codireção de todos os filmes publicitários é um jogo só de ganha, para todos os envolvidos. “A dupla não divide tarefas. São duas visões de direção que se somam. Isso é muito bom na hora do processo criativo, de tirar o filme do papel. No set também flui legal. Às vezes, um fica com o olho na câmera e o outro fica no video assist. Depois, trocamos. Ter dois olhares acaba sendo muito rico na hora de filmar”, valorizam.

João e Pedro dizem gostar de “filmes de humor em que a linguagem cinematográfica e a estética têm um papel importante”, como os que dirigiram para o Doritos, que sugerem não compartilhar certas coisas com os amigos, e o da Pepsi com o conceito do “Pode ser”.

Também reconhecem a importância fundamental do “roteiro com conceito forte”. “É muito bom quando a gente tem um ponto de partida para colocar linguagem cinematográfica a favor da ideia.”

Porém, talvez, a única coisa que de fato arranque o bom humor da dupla, qual Mussum, qual nada, seja a que deixa todo profissional do mercado publicitário brasileiro ou desesperado ou furioso, ou os dois simultaneamente: o prazo. “Porque quase nunca se tem”, reclamam.

(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 21 de março de 2011)

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