Assinar

02º lugar – 146 pontos
Dulcidio Caldeira

Buscar
Dulcidio Caldeira - Boiler

Direção de Filmes - 2023

02º lugar – 146 pontos
Dulcidio Caldeira

Boiler

A longa vivência de Dulcidio Caldeira, da Boiler, em agências — primeiro, como redator e, depois, como diretor de criação — talvez seja o que baseia o seu olhar como diretor de filmes publicitários. Com vários prêmios na estante, a experiência o fez desenvolver a capacidade de, conceitualmente, “entender para que lados as ideias podem ser esticadas”. Com uma decupagem meticulosa, Caldeira revela que faz questão de, no set, ter muitas opções, inclusive de falas, para o desenrolar da peça. O processo criativo é, ao mesmo tempo, geral e específico, indo da busca por referências dentro e fora da publicidade ao consumo de outros redatores e diretores. “É preciso estudar, ver tudo o que está sendo feito, inclusive, para tomar outros caminhos”, comenta. Para se manter inspirado no oceano de conteúdo da realidade atual, as decisões diárias passam, sobretudo, pelo que não consumir. Para ele, a biblioteca do Instagram é uma fonte preciosa de consulta de referências, ainda mais em uma realidade marcada pela velocidade em que correm as tendências. “Bloqueei todo mundo e uso o Instagram para consumir informação e catalogar fontes de arte. É um bom lugar para esbarrar em coisas novas”, ressalta. A atenção às novidades é demonstrada nas escolhas cotidianas, como o uso de Inteligência Artificial. É dele, e da Boiler, o comercial recente da Volkswagen que promoveu, por meio da tecnologia, o encontro entre Elis Regina e Maria Rita, mãe e filha, cantando juntas a icônica “Como Nossos Pais”. O trabalho foi criado pela AlmapBBDO e causou comoção na mídia — sendo, inclusive, motivo de abertura de representação ética no Conar. A entidade, no entanto, absolveu a campanha.

(texto e foto publicados originalmente na edição de Meio & Mensagem de 18 de setembro de 2023)

Outros homenageados