Assinar

Aos 98 anos, morre o fundador da Wunderman

Buscar

Aos 98 anos, morre o fundador da Wunderman

Buscar
Publicidade
Últimas notícias

Aos 98 anos, morre o fundador da Wunderman

Considerado "pai do marketing direto", Lester Wunderman fundou a agência em 1958 com seu irmão


11 de janeiro de 2019 - 16h57

(Crédito: Reprodução)


Do Advertising Age

Lester Wunderman – com frequência chamado de pai do marketing direto – morreu na quarta-feira, 9, aos 98 anos.

O publicitário, que atuava como chairman emérito, fundou a agência que leva seu nome. Ele também é creditado por inovações como o número de ligações gratuitas 1-800 e o cartão para assinatura de revistas. A Wunderman é membro do DMA Hall of Fame e do Advertising Hall of Fame. Em 1999, o Ad Age o incluiu na lista “Persons of the Century”.

Wunderman foi tão aclamado no universo do marketing direto que Howar Draft, nome famoso da disciplina, diz que o colega foi o “único cara para quem trabalharia. Um dos grandes professores de todos os tempos. Não existiu ninguém melhor”.

Nascido no Bronx, o publicitário passou por diversas agências até trabalhar na Maxwell Sackheim & Co. em 1947. Com seu irmão, Irving, dirigiu a Coronet Advertising Service em Nova York. Então juntou forças com Cap Pinkster, especialista em mailing direto, e ambos tornaram-se figuras fundamentais no uso de revistas em quadrinhos como meio de veiculação publicitária, algo relevante para o recrutamento durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1958, Wunderman e seu irmão fundaram a Wunderman Ricotta & Klein com outros dois funcionários da Sakheim, Harry Kline e Ed Ricotta. A agência foi uma das primeiras a focar em publicidade de mailing direto. Em 1961, foi a primeira agência do segmento a ser convidada para juntar-se à American Association of Advertising Agencies.

Embora tenha se aposentado há mais de 20 anos, Wunderman fazia visitas regulares aos escritórios da agência.

Em novembro, o WPP anunciou a fusão da Wunderman com a J. Walter Thompson, formando a Wunderman Thompson.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário