Assinar

Após polêmica, Olimpíadas de Tóquio apresenta logomarca

Buscar

Após polêmica, Olimpíadas de Tóquio apresenta logomarca

Buscar
Publicidade
Últimas notícias

Após polêmica, Olimpíadas de Tóquio apresenta logomarca

Emblema escolhido remete à tradição japonesa e aos valores olímpicos de unidade na diversidade


26 de abril de 2016 - 16h18

tokyoA logomarca dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 foi finalmente apresentada após um polêmico processo de escolha da imagem que representará o evento. O emblema escolhido foi criado pelo designer Asao Tokolo, artista de Tóquio que já fez várias exposições no Japão. Ele remete a um dos conceitos ligados aos Jogos, a unidade na diversidade.

Tokolo ganhou um concurso promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio que atraiu propostas de designers de todo o mundo. Quatro projetos foram escolhidos como finalistas entre mais de 14 mil inscritos. Após esta definição, mais de 40 mil pessoas compartilharam seus pontos de vista sobre as imagens, sendo que a decisão final coube ao Comitê Organizador. A logomarca escolhida segue um padrão circular de diferentes formas retangulares que representam uma junção de países, culturas e formas de pensar.

“O envolvimento do público no processo de seleção é um sinal do crescente interesse nos Jogos de 2020”, observou John Coates, vice-presidente do COI que está a frente da Comissão de Coordenação das Olimpíadas de Tóquio 2020.

A logormarca dos Jogos de 2020 foi apresentada após um conturbado processo para a sua escolha. Em julho do ano passado, uma outra imagem, criada pelo japonês Kenjiro Sano, havia sido lançada. Após uma acusação de plágio do designer belga Olivier Debie, que encontrou muitas semelhanças com a logomarca do Teatro de Liége, o Comitê Organizador local abandonou a imagem escolhida e acabou optando por um novo processo para a escolha do símbolo dos Jogos de Tóquio.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário