29 de maio de 2017 - 16h28
O Facebook está firmando parcerias com veículos de entretenimento para oferecer programas originais, de acordo com informações da Reuters. Empresas como BuzzFeed, Vox Media, ATTN e grupo Nine Media estão entre os produtores de conteúdo cotados para o novo serviço de vídeo da plataforma, que deve estrear vídeos curtos e longos com intervalos publicitários, de acordo as fontes da agência de notícias.
O Facebook estaria planejando duas vertentes de conteúdo em vídeo: programas próprios roteirizados com episódios com duração entre 20 e 30 minutos, e também programas mais curtos, roteirizados ou não, com episódios com duração entre 5 e 10 minutos. Estes últimos, no entanto, não seriam de propriedade do Facebook.
A informação é de que a companhia está disposta a pagar até U$250 mil para os programas roteirizados que serão propriedade da plataforma. Já em relação aos programas mais curtos, o Facebook pagaria entre U$10 mil e U$35 mil, repassando até 55% da receita publicitária aos criadores, de acordo com as fontes da Reuters. A expectativa é de que os conteúdos sejam exibidos prioritariamente no serviço do Facebook, para então serem exibidos nas páginas dos criadores e externamente após um determinado período.
O interesse do Facebook em adquirir e licenciar conteúdo original reflete o esforço da companhia para atrair anunciantes. Aos investidores, Mark Zuckerberg tem afirmado que a plataforma está procurando por “conteúdo âncora” que leve as pessoas a assistirem mais vídeos na plataforma. Em dezembro de 2016, o Facebook disse que compraria programação original roteirizada e não roteirizada para o seu serviço de vídeo. No começo deste ano, nomeou a executiva Mina Lefevre, que tem histórico de atuação na MTV, para liderar o desenvolvimento da área.