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Globosat anuncia parceria com Vice Media

Empresa do Grupo Globo se torna acionista minoritária na operação brasileira, visando produção de conteúdo com foco inicial em digital


22 de junho de 2017 - 10h32

*Atualizado às 11h47

Em comunicado, a Globosat, programadora de televisão por assinatura do Grupo Globo, e a Vice Media, anunciaram uma parceria de conteúdo para o mercado brasileiro. O acordo compreende “principalmente as áreas de digital e produção de conteúdos audiovisuais”.

Ainda segundo o texto, o objetivo da joint-venture “é combinar a expertise de ambas as operações, ampliar a oferta de conteúdos para usuários da geração millenials e oferecer novas opções aos anunciantes”, intensificando a criação, distribuição e geração de negócios de “conteúdos de mídia em plataformas próprias e de terceiros (Snapchat, YouTube e Facebook)”.

A Globosat anunciou recentemente a criação da plataforma Viu, dedicada a produzir conteúdo e formatos comerciais para millenials, por meio de estratégias que cruzem suas diferentes marcas com mídias sociais e influenciadores digitais. A Vice opera, por sua vez, a Virtue Worldwide no Brasil, uma agência de criação in-house direcionada ao público jovem que produz branded content e experiência de marcas para clientes como Diageo, Unilever e Nike, entre outros.

“O Brasil tem um enorme contingente de usuários no segmento jovem que cada vez mais consome conteúdos em múltiplas plataformas. A parceria com a Globosat é realizada em um ótimo momento, quando teremos a oportunidade de desenvolver ainda mais conteúdos de qualidade para esses usuários no Brasil e transportar incríveis histórias para a audiência de todo o mundo”, afirmou, no comunicado, James Schwab, co-presidente da Vice Media. Alberto Pecegueiro, diretor geral da Globosat, afirmou que “a Vice Media tem realizado um trabalho inovador na indústria de comunicação ao desenvolver conteúdos com os quais seus usuários se identificam e espelham as suas causas e propósitos. Para nós é uma honra nos associarmos a estes talentos e, por isso, queremos contribuir para o crescimento dessas marcas”.

Não há menção sobre possíveis efeitos na parceria que a empresa já possui com a HBO, no qual veicula documentários e grandes reportagens em vídeo. Mas o comunicado internacional afirma que canais da Globosat poderão distribuir blocos de conteúdo do canal pago Viceland, que a empresa opera no exterior em parceria com a programadora A+E. Diz ainda que a Globosat assume uma pequena fatia societária da Vice Brasil, ainda que a marca estrangeira reforça que segue no controle do próprio conteúdo.

Investimentos e IPO
A parceria com a Globosat é mais uma entre os diversos acordos internacionais que a Vice tem costurado nos últimos anos. Grupos de mídia de locais como Índia, Oriente Médio, Sudeste Asiático, Canadá, Austrália e Nova Zelândia têm assinado contratos com a Vice Media.

Recentemente, a empresa conseguiu um investimento de US$ 450 milhões da empresa de fundos privados TPG, que avaliou o valor da Vice em US$ 5,7 bilhões. A companhia fundada por Shane Smith já passou por diversas rodadas anteriores, como Disney, Technology Crossover Ventures e 21st Century Fox (além da já citada A+E).

Hoje, a Vice opera em mais de 30 países e leva seu conteúdo a cerca de 80 territórios. Tamanho crescimento e apetite por maiores mercados tem gerado especulações sobre um provável IPO da empresa desde 2015, que nunca se concretizou, mas parece cada vez mais tangível.

 

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