Google leva multa por quebra da GDPR
Órgão regulador francês acusa gigante da tecnologia de falta de transparência e consentimento válido sobre o uso de dados
Órgão regulador francês acusa gigante da tecnologia de falta de transparência e consentimento válido sobre o uso de dados
Nesta segunda-feira, 21, a Comissão Nacional de Informações e Liberdade (CNIL), órgão regulador francês que garante a liberdade de dados, registrou uma multa de 44 milhões de euros ao Google por “falta de transparência, informação insuficiente e falta de consentimento válido sobre personalização de anúncios”. De acordo com a comissão, a empresa não informou aos usuários o suficiente sobre como seus dados são utilizados para personalizar anúncios, como determina a Regulamento Geral de Proteção de Dados da Europa (GDPR, na sigla em inglês). A mesma denúncia recaiu sob o YouTube, Netflix, Spotify, Apple e Amazon em uma lista apresentada pela Autoridade Austríaca de Proteção de Dados.
Em entrevista ao The Wall Street Journal, um porta-voz do Google informou que a empresa estuda a decisão do órgão para determinar seus próximos passos, mas pode recorrer à medida. “As pessoas esperam padrões altos de transparência e controle de nós. Nós estamos profundamente engajados em atender à essas expectativas e requerimentos de consentimentos determinados pela GDPR”, afirmou ao jornal estadunidense. Segundo reportagem do WSJ, essa é a maior multa aplicada a infratores da GDPR.O The Drum contou em matéria sobre a multa que, depois de implementada a lei, em maio de 2018, dois grupos de defesa franceses registraram preocupação com ferramentas do Google que não funcionam se o usuário não concordar com os termos de uso. Com a GDPR, a companhia alega que fez mudanças em sua operação, mas a CNIL não registrou nenhuma alteração significativa.
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário