WhatsApp ainda mais próximo da monetização
Aplicativo começa a testar formato dedicado a empresas na Indonésia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos
Aplicativo começa a testar formato dedicado a empresas na Indonésia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos
O WhatsApp deu mais um passo em seu processo de monetização. A empresa anunciou, nesta quinta-feira, 18, o lançamento do WhatsApp Business que viabilizará a comunicação entre empresas e clientes.
“O WhatsApp Business é um aplicativo dedicado para Android, que é gratuito para download, e foi desenvolvido para atender as necessidades de uma pequena empresa”, diz o WhatsApp, em comunicado.
Inicialmente, a plataforma estará disponível na Indonésia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos. “As pessoas utilizam o WhatsApp para se comunicarem com as empresas que são importantes para elas – desde comércio de roupas on-line na Índia até distribuidores de peças automotivas no Brasil”, diz a nota. A previsão é que em algumas semanas outro países, inclusive o Brasil, recebam o novo aplicativo.
Em setembro do ano passado, a empresa já havia iniciado teses da versão para empresas no Brasil. Naquele caso, no entanto, o foco eram grandes companhias. A primeira marca a usar o serviço no Brasil foi o Itaú. De acordo com texto publicado no blog do WhatsApp, na ocasião, o objetivo é “facilitar o contato entre pessoas e negócios com os quais elas queiram se comunicar”.
O principal foco estratégico da versão do WhatsApp para empresas é criar um canal de monetização para o aplicativo, comprado em 2014 pelo Facebook por US$ 22 bilhões. No início de junho, em entrevista ao Estadão,
“No ano que vem, vamos experimentar como cobrar por esses serviços, de forma que o WhatsApp continue relevante para os usuários. A última coisa que quero é inserir qualquer forma de propaganda na plataforma”, explicou Brian. Em entrevista recente ao Wall Street Journal, Matt Idema, diretor de desenvolvimento do WhatsApp, afirmou que as funções pagas do aplicativo para empresas já estão em testes.
O mercado aprendeu a usar o WhatsApp?
Para garantir a segurança do serviço, o WhatsApp também já havia lançado a função de conta verificada para empresas. De acordo com dados recentes da plataforma, são 1 bilhão de usuários ativos por dia e 1.3 bilhão de usuários por mês. Somando 55 bilhões de mensagens enviadas por dia em 60 idiomas
Compartilhe
Veja também
Os planos da Oracle na Fórmula 1
Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs
Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa
Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário