Valeria Contado
9 de fevereiro de 2023 - 19h25
Mudanças na esfera pública, como a transformação do Ministério da Cultura (MinC) em Secretaria Especial, e os efeitos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. Esses foram alguns dos desafios enfrentados nos últimos anos pelos integrantes da cadeia cultural do País. Em dois episódios, a reportagem Marketing Cultura, de Meio & Mensagem, aborda processo de retomada do setor e os legados da operação híbrida no setor.
Durante o período de pandemia, a Associação Brasileira dos Produtores de Evento (Abrape) registrou o cancelamento de 350 mil eventos. Como medida emergencial, o Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, criou a Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, para liberar três bilhões de reais em ações emergenciais para o setor cultural.
A iniciativa incluiu renda emergencial mensal aos trabalhadores e trabalhadoras; subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais; além de editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural.
Esse processo também acelerou a inserção da tecnologia nos eventos culturais no País, fazendo com que produtoras, artistas e espectadores adotassem novas formas de experiências. E o phigytal acabou se tornando um dos legados para o setor.