Assinar

Os novos C-levels | EP3: chief impact officer

Buscar

Os novos C-levels | EP3: chief impact officer

Buscar
Publicidade
Os novos C-levels

Os novos C-levels | EP3: chief impact officer

Empresas passam a integrar sustentabilidade, propósito e impacto social às decisões estratégicas, em resposta às novas demandas de consumidores e investidores


10 de abril de 2025 - 18h09

Diante da crescente pressão por práticas empresariais mais responsáveis, sustentáveis e socialmente comprometidas, muitas companhias passaram a incorporar um novo cargo em suas estruturas: o chief impact officer (CIO). A função surge como resposta à necessidade de integrar o impacto social e ambiental às decisões estratégicas de negócio, indo além das métricas tradicionais de conversão, alcance e engajamento.

No dia a dia, esses profissionais atuam de forma transversal, articulando com diferentes áreas e stakeholders para implementar ações que deixem um legado positivo para a sociedade e para a marca. Embora o foco esteja na construção de valor a longo prazo, os CIOs também precisam acompanhar indicadores que mensurem mudanças tangíveis — como evolução em pautas sociais, ambientais e de reputação — e não apenas resultados financeiros imediatos. Em geral, esses profissionais se reportam diretamente à liderança da empresa.

Ao Meio & Mensagem, Genis Fidelis, diretor da Michael Page, explica o contexto de surgimento da função e o perfil de empresas que têm buscado preencher essa posição. Já Gabriela Rodrigues, chief impact officer da Droga5 e fundadora da Walk, e Rodrigo Santini, chief impact & relations officer da Mars Wrigley Brasil, compartilham como é exercer esse papel dentro de uma agência e de um anunciante, respectivamente — revelando os desafios, responsabilidades e transformações envolvidas no cargo.

Últimos videos