Pet Influecer I EP 1: evolução do mercado
Variedade de produtos e serviços deste setor bilionário está impactando a comunicação e as estratégias das marcas, incluindo o marketing de influência
Variedade de produtos e serviços deste setor bilionário está impactando a comunicação e as estratégias das marcas, incluindo o marketing de influência
Fernando Murad
23 de fevereiro de 2023 - 21h26
Muito antes do termo pet bombar no feed, os animais e os seres humanos já eram velhos amigos e colegas de trabalho. Na pré-história, as pessoas os utilizavam como proteção ao território onde viviam ou como auxílio para caçar e transportar cargas. Com a evolução da sociedade, essa relação foi se sofisticando. Hoje, os animais são parceiros de profissionais da saúde, como recurso para tratamentos físicos e psíquicos, como a equoterapia.
Os pets proporcionam melhoria da qualidade de vida, gerando estados de felicidade e diminuindo sentimentos de solidão. Além de aquecer o coração dos tutores, esquentam o mundo dos negócios. Ainda mais num cenário de crescimento dos pais de pet, ou as famílias Dink (sigla em inglês para dupla renda, nenhuma criança).
Com pouco mais de 210 milhões de habitantes, o Brasil é o terceiro país do mundo em números de animais domésticos. Assim, atrás apenas de Estados Unidos e China. São 149,6 milhões de pets, sendo 58,1 milhões de cães e 27,1 milhões de gatos. Os dados são do Censo Pet IPB, do Instituto Pet Brasil (IPB).
O faturamento do mercado de animais de estimação cresceu 27% no Brasil em 2021. Como resultado, movimentou R$ 51,7 bilhões, segundo o IPB. O segmento pet food, por sua vez, puxou o crescimento. O setor gerou mais de R$ 28 bilhões, cerca de 55% do total.
Mas o universo de produtos para pets vai muito além da alimentação. Assim, o cardápio inclui desde planos de saúde e creches para animais, assim como por clubes de assinatura de produtos e espaços de lazer, até nutri alimentador, equipamento para alimentação automática dos pets.
A variedade de produtos e serviços também impacta o mercado de comunicação e as estratégias das marcas. A série original Pet Influencer analisa a entrada dos animais de estimação no universo dos influenciadores e seu avanço nos planos de marketing dos anunciantes. Além de detalhar os cuidados necessários para lidar com figurinhas tão queridas para seus fãs: sejam eles de duas ou de quatro patas.