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“A cada missão, um mundo de oportunidades se abre”

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“A cada missão, um mundo de oportunidades se abre”

Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, analisa experiência do programa Creative SP no Web Summit


4 de novembro de 2022 - 11h28

Em sua oitava missão, o Creative SP/Programa de Internacionalização da Economia Criativa trouxe 10 empresas, de um universo de 250 companhias da economia criativa inscritas, para participar da edição 2022 do Web Summit, em Lisboa. Até agora, os empreendedores puderam fazer contato com mais de 1,2 mil possíveis parceiros de aproximadamente 100 países, principalmente de Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá e Reino Unido.

Os resultados, segundo Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ajudarão a alcançar a meta estabelecida de gerar cerca de R$ 300 milhões em negócios e 6,5 mil empregos no estado no período de 12 meses após a participação da empresa na missão. As 10 selecionadas que estão participando do evento são: DaHouse, Mimo Live Sales, Pilotis Produções Artísticas, Sympla Internet Soluções, Trocaderia Criatividade Fluída, World Creativity Day, Gomidia.Net, Alfabantu, Brunch e Trakto.

Antes do Web Summit, o Creative SP realizou outras sete missões, com até 10 empresas cada uma, para eventos internacionais focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design: SXSW, nos Estados Unidos; Festival de Cinema de Cannes, na França; Festival Fringe, na Escócia; Gamescom, na Alemanha; Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha; C2 Montreal, no Canadá; e Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

O programa é realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a Secretaria de Relações Internacionais, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Invest SP. A meta principal é expandir os negócios dessas empresas no mercado internacional, como explica, a seguir, o Secretário.

Meio & Mensagem – O que motivou a participação da secretaria no Web Summit?
Sérgio Sá Leitão – É a oitava missão internacional do programa Creative SP, que o Governo do Estado de São Paulo criou este ano para estimular a internacionalização da economia criativa do Estado e posicionar São Paulo como um polo global do setor. O Web Summit se tornou um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e economia criativa do planeta. Trata-se da missão com o maior número de empresas inscritas: 250.

M&M – Quais são os objetivos da missão?
Sérgio – Vamos mostrar a força e a diversidade da economia criativa de São Paulo, destacando os serviços, produtos e experiências realizados pelas dez empresas selecionadas. A ideia é incentivar a realização de novos negócios e parcerias, com o objetivo de elevar a geração de renda, emprego e desenvolvimento em São Paulo. A economia criativa é um dos 10 maiores setores da economia paulista e pode crescer ainda mais.

Sérgio Sá Leitão (Crédito: Joca Duarte)

Sérgio Sá Leitão (Crédito: Joca Duarte)

M&M – Como é a preparação para uma missão e qual balaço faz da atual até o momento?
Sérgio – As empresas selecionadas recebem um subsídio de até US$ 3 mil por despesas elegíveis. O programa oferece uma capacitação anterior ao evento e ações de consultoria e monitoramento de resultados. No WebSummit, o Creative SP tem um estande e um painel na programação oficial, além de um evento de networking. As empresas fazem uma extensa agenda de reuniões e palestras. A expectativa do Governo de SP e das empresas participantes é que, no período de um ano, as missões gerem cerca de R$ 300 milhões em negócios e 6,5 mil empregos no estado. Até agora, os empreendedores puderam fazer contato com mais de 1,2 mil possíveis parceiros de aproximadamente 100 países, principalmente de Estados Unidos, Alemanha, França, Canadá e Reino Unido.

M&M – Qual é o balanço que a Secretaria faz do programa Creative SP?
Sérgio – Tem sido um programa bem-sucedido, com uma excelente resposta por parte das empresas participantes. Vamos terminar o ano com cerca de R$ 300 milhões gerados ou a serem gerados em novos negócios por 90 empresas selecionadas para nove missões. O valor supera em mais de 50 vezes o investimento público no CreativeSP, que este ano chega a R$ 5,5 milhões. A cada missão, um mundo de oportunidades se abre para cada empresa e para São Paulo.

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