Assinar
Opinião

O Web Summit é o mundo todo

Ou melhor, a vanguarda. Encontrar essa pluralidade de ideias, projetos, soluções e tecnologia é o grande tesouro escondido


5 de novembro de 2022 - 1h30

Acabou. O Web Summit 2022 e seus quatro fantásticos dias chegaram ao fim e, confesso, que é difícil resumir o sentimento depois dessa avalanche de tanta coisa bacana que vi, ouvi e vivi.

Poderia vir aqui contar que o evento são os cinco pavilhões e o palco central, com suas palestras, startups, pitchs, investidores e tudo de pulsante que essa mistura de áreas, quase insana, traz. Mas é muito mais que isso!

Seria justo dizer também que o Web Summit é Lisboa. A cidade que, durante esses dias, respira completamente esse encontro. Você se conecta com as pessoas nos pavilhões, depois encontra no metrô ou em um balcão qualquer, pedindo um pastel de nata.

Sabe aquele CEO da startup que você tanto admira ou prospecta? Pode olhar para o lado. A chance de encontrá-lo tomando um imperial (como se chama chope por essas bandas), no Bairro Alto, na mesa ao lado da sua, é imensa. E aí a conversa rola solta, sem barreiras nem constrangimentos, porque, durante esses quatro dias, estamos todos no mesmo barco, no mesmo ritmo. É, o evento poderia ser Lisboa, mas, ainda digo, que é muito mais do que isso.

O Web Summit é, na verdade, o mundo. Ou melhor, a vanguarda do mundo. Encontrar em um só lugar essa pluralidade de ideias, projetos, soluções e opções em tecnologia, inovação e comunicação, vinda de cabeças pensantes dos quatro cantos do globo é o grande tesouro escondido por aqui.

São pessoas que querem entregar e receber, ensinar e aprender a todo tempo, fazendo negócios e movimentando os caixas das empresas ou escutando sobre uma ferramenta nova que encaixa perfeitamente com as necessidades de automação que você tanto buscava para seu negócio. São soluções e provocações em larga escala orbitando para quem quiser absorver. Por isso digo, sem nenhuma dúvida: isso aqui é o mundo todo.

Antes de apagar as luzes, antes da despedida, ainda me deparei com a notícia que, em 2023, o Web Summit vai aportar também em uma das cidades mais bonitas deste planeta e, desconfio, que será um match perfeito. Rio de Janeiro, já estou com a roupa de ir.

Publicidade

Compartilhe