82% das brasileiras tiram até 50 fotos até escolher a ‘selfie perfeita’
Dados coletados no Brasil e em outros países apontam que pressão pela imagem ideal faz mulheres deixarem de compartilhar imagens de momentos especiais
82% das brasileiras tiram até 50 fotos até escolher a ‘selfie perfeita’
BuscarDados coletados no Brasil e em outros países apontam que pressão pela imagem ideal faz mulheres deixarem de compartilhar imagens de momentos especiais
Meio & Mensagem
17 de abril de 2025 - 15h08
Uma pesquisa encomendada pela Dove acaba de revelar que 82% das mulheres brasileiras tiram até 50 fotos antes de escolher a “selfie perfeita”. Tal dado evidencia a pressão que as mulheres sofrem para encontrar a imagem que considerem ideal antes da publicação.
O estudo mostra a jornada cansativa na busca pela foto que as mulheres se sentem seguras para publicar. 59% das entrevistadas passam mais de 10 minutos analisando uma foto antes de decidir publicá-la, enquanto 81% excluem imagens e tentam novamente caso achem que não estão “perfeitas”.
Além disso, mais da metade das mulheres já apagou uma foto após publicá-la por se sentir constrangida. Esse comportamento também reforça a necessidade de aprovação externa, já que mais da metade busca a opinião de amigos antes de postar.
O impacto emocional dessa busca pela perfeição é significativo, sendo que 69% das brasileiras deixam de compartilhar momentos especiais porque não gostaram da própria aparência, e 1 em cada 4 mulheres sente ansiedade antes de postar nas redes sociais. A necessidade de parecer impecável faz com que 74% consideram essencial exibir a melhor versão de si mesmas nas fotos publicadas.
Mesmo editando as imagens, 52% das mulheres ainda se preocupam com a percepção dos outros. Esse ciclo de insatisfação e insegurança é refletido no fato alarmante de que 82% das mulheres já olharam para uma foto sua e decidiram rasgá-la.
Diante desse cenário, Dove lançou o movimento global #ShareTheFirst, incentivando as mulheres a se libertarem da busca pela perfeição, celebrarem a autenticidade e compartilharem sua primeira foto real antes de múltiplas tentativas da imagem “ideal”.
“Há mais de vinte anos, Dove tem trabalhado para impulsionar uma melhor relação entre mulheres e autoestima. Com o crescimento do uso das redes sociais, essa questão se tornou ainda mais evidente e, pensando nisso, Dove propõe mais um movimento para estimular mulheres e meninas em todo o mundo a enxergarem a beleza como uma fonte de felicidade, não de ansiedade – cada foto, cada ângulo, cada momento tem seu valor e conta parte de suas histórias”, afirma Andreza Graner, diretora de marketing de One Dove.
Como parte da campanha, a marca reuniu um time de criadoras de conteúdo que compartilharão suas próprias experiências com a pressão pela selfie perfeita, promovendo conversas sobre padrões irreais e o impacto da validação digital na autoestima feminina. Recentemente, a Dove também se comprometeu a nunca editar imagens em suas campanhas e fechar contratos com influenciadoras com cláusula de postagens sem filtro.
“As redes sociais influenciam profundamente a forma como as mulheres enxergam a si mesmas, e sabemos que a busca incessante pela perfeição é extremamente prejudicial. Queremos promover uma relação mais saudável com a autoimagem”, conclui Andreza.
Compartilhe
Veja também
Lideranças femininas refletem sobre o novo significado de luxo
Executivas à frente de marcas do segmento discutem crescente exigência dos consumidores e busca por mais experiências do que ostentação
Como a atualização da NR-1 favorece a saúde mental das mulheres
Tatiana Pimenta, CEO da Vittude, discute como a norma protege as mulheres do assédio e do adoecimento mental