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A repercussão – e os números – do Dia da Mulher nas redes sociais

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A repercussão – e os números – do Dia da Mulher nas redes sociais

Monitoramento da Stilingue by Blip aponta que a data rendeu mais de 37,3 mil menções nas plataformas digitais


13 de março de 2025 - 16h30

Dia da Mulher

(Crédito: Shutterstock)

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, acaba sendo uma data importante para refletir sobre a luta feminina e questões que ainda atrasam o avanço da sociedade rumo à equidade de gêneros.

Para tentar mapear como o tema foi abordado pelas pessoas nas redes sociais, a Stilingue by Blip realizou um monitoramento, via social listening e com uso de ferramentas de inteligência artificial, e apontou que, de 1 de janeiro deste ano a 10 de março, o Dia da Mulher rendeu 37.360 mil publicações nas redes sociais.

A empresa aponta que essas postagens, que foram realizadas em diferentes canais digitais, tiveram potencial de impactar 169 milhões de usuários.

Embora a Stilingue by Blip tenha feito o levantamento em um período mais abrangente, para captar o crescimento das conversas sobre o tema, o período em que o Dia da Mulher ganhou mais força nas redes sociais foi a partir de 25 de fevereiro.

Daquela data em diante, foram realizadas 22.846 publicações sobre o Dia da Mulher. Entre os dias 7 e 9 de março, abrangendo um dia antes e um dia depois da data, a empresa contabilizou 3.494 comentários.

O levantamento apontou que a maior parte das publicações e conversas sobre o Dia da Mulher aconteceram no X (antigo Twitter), que respondeu por 46% do total de postagens. Já o Facebook concentrou 21% das publicações, enquanto o Instagram foi o território de 19% das conversas. Os portais de notícias concentraram 13% as publicações sobre o Dia da Mulher.

Temas e assuntos mais postados

A pesquisa também aponta que, além da própria expressão Dia da Mulher, temas como Dia de Luta e 8 de março também foram utilizados como sinônimo da data.

Nas redes sociais, as pessoas que postaram sobre o Dia Internacional da Mulheres falaram também sobre “presentes” e “flores”, assuntos que costumam gerar debates na data, além de “igualdade salarial”, “amizade feminina”, “mulheres em tecnologia”, “mulheres na educação” e maternidade.

Entre as diversas postagens de empresas, marcas e instituições sobre a data, a pesquisa destaca que os maiores engajamentos sobre o tema do Dia da Mulher acontecera, em postagens feitas por times de futebol do Brasil, que aproveitaram o 8 de março para celebrar a importância do respeito e inclusão das mulheres em todas as áreas.

Também foram destaques temas que apontam como a luta das mulheres na sociedade ainda é árdua. Temas como violência física, psicológica e patrimonial foram destacadas em mais de 1500 menções ao tema.

Algumas empresas também aproveitaram a data para exibir, nas redes sociais, dicas de presentes para as mulheres. Segundo a Stilingue by Blip, as empresas do setor de moda, maquiagem e joias foram os que mais postarem sobre o tema.

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