Assinar
Publicidade
Opinião

Abril ainda é o mês das mulheres?

A sensação que me vem é que tudo o que parecia primordial só voltará a ganhar visibilidade no ano seguinte


10 de abril de 2025 - 8h59

(Crédito: Shutterstock)

Nossa data internacional, celebrada em 8 de março, foi criada para promover a luta pelos nossos direitos, chamar a atenção para as desigualdades e todas injustiças que ainda enfrentamos, e destacar a nossa importância na sociedade.

Recebemos flores, cumprimentos, abraços, cartões virtuais, somos impactadas por belíssimas campanhas e confesso que tudo isso sempre chama a minha atenção.

Especialistas aparecem nos programas da TV, nas rádios, em podcasts, em matérias de sites, jornais, para falar sobre os mesmos temas: nossas lutas, desigualdades, nossos avanços e retrocessos.

Em abril, a sensação que me vem é que tudo já foi esquecido e novas demandas vão ganhar espaço no debate público. Tudo o que parecia primordial só voltará a ganhar visibilidade no ano seguinte.

É incrível que ainda a gente possa se contentar apenas com uma data simbólica para sermos celebradas.

Mas, ao mesmo tempo, essa data nos ajuda a fortalecer as nossas questões. Afinal, precisamos apenas do dia 8 de março e do Mês das Mulheres?

É suficiente?

Embora seja um marco simbólico importante, todos os dias deveriam ser, de alguma forma, reconhecidos como o Dia Internacional das Mulheres, já que nossas conquistas e nossos desafios são contínuos e precisam de atenção constante.

A responsabilidade não é exclusivamente nossa, mas de toda a sociedade. É fundamental que homens, empresas, governos e instituições se envolvam ativamente no processo de mudança, reconhecendo a importância de se promover um ambiente de igualdade, onde o reconhecimento, a valorização e as oportunidades sejam distribuídas de forma justa.

São as ações concretas que fazem a diferença e promovem a mudança.

Ainda temos barreiras para romper com um passado que insiste em continuar presente.

Será que o mês de abril ainda é o mês das mulheres?

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • 75% das lideranças femininas já viram ideias de mulheres serem descartadas no Brasil

    75% das lideranças femininas já viram ideias de mulheres serem descartadas no Brasil

    Nova pesquisa da Fesa Group no Brasil indica principais razões para os projetos liderados por mulheres não irem para frente

  • CHO da Chilli Beans lança livro sobre felicidade no trabalho

    CHO da Chilli Beans lança livro sobre felicidade no trabalho

    Executiva de felicidade corporativa e especialista no tema, Denize Savi traz reflexões e exercícios práticos sobre como ser feliz no trabalho e na vida