Adriana Barbosa: do ativismo à expansão internacional da Feira Preta
CEO da PretaHub e presidente do Instituto Feira Preta é a nova entrevistada do videocast Falas Women to Watch
Adriana Barbosa: do ativismo à expansão internacional da Feira Preta
BuscarCEO da PretaHub e presidente do Instituto Feira Preta é a nova entrevistada do videocast Falas Women to Watch
Meio & Mensagem
5 de novembro de 2024 - 9h25
Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e presidente do Instituto Feira Preta, é entrevistada por Regina Augusto no novo episódio do videocast Falas Women to Watch. A empreendedora fala sobre empreendedorismo negro no Brasil, consumo e a trajetória do debate de raça desde que fundou seus negócios, há 22 anos.
A executiva não tinha experiência quando decidiu montar a primeira Feira Preta, em 2002. Já na edição de lançamento, atraiu um público de 7 mil pessoas e o patrocínio da Unilever, que, naquele período, começava a comercializar no Brasil seus primeiros produtos voltados à população negra.
Ao relatar a experiência na Feira Preta, a executiva reforça a importância do olhar que teve para o movimento mercadológico, além do ativismo. Hoje em expansão internacional, Adriana aborda ainda como tem se conectado a outras redes e defende: “Começamos a olhar a diáspora africana como um sexto território. Nesse sentido, nosso trabalho não tem fronteiras e começamos a estabelecer relação com outros países e iniciativas que trabalham com a questão racial e o empoderamento econômico. Acreditamos no levante do Sul Global e no levante econômico da população negra e indígena”.
Adriana faz um paralelo com o futebol e aponta um engajamento maior da geração atual, simbolizada pelo jogador Vini Jr., em comparação com as anteriores, como a de Neymar. “Os grandes ídolos não se colocavam nesse lugar racial e há uma geração hoje, do Vini Jr., que é o grande ícone dessa questão no Brasil. Então, existiram muitas transformações de lá para cá.”
Falas Women to Watch tem a missão de dar visibilidade e fomentar debates sobre o espaço feminino na liderança da indústria e no mercado de trabalho. Nesta terceira temporada, serão 15 episódios disponíveis toda terça feira, às 6h, no canal do Meio & Mensagem no YouTube e nas plataformas de áudio.
Assista à entrevista com Adriana.
Compartilhe
Veja também
Retrospectiva 2024: ano de medalhas e desafios para as mulheres
Confira alguns fatos que marcaram as conquistas femininas em 2024 e prenunciam grandes momentos para o próximo ciclo
A estratégia de Johnnie Walker para se aproximar das mulheres
Guilherme Martins, vice-presidente de marketing da Diageo Brasil, revela visão por trás da nova campanha da marca, "Fortes São Elas"