All you need is alinhamento
Alinhar expectativas com o time é importante, mas estar alinhada com si própria é imprescindível
Alinhar expectativas com o time é importante, mas estar alinhada com si própria é imprescindível
5 de abril de 2023 - 12h32
18 convidados. Era o que apontava o convite da reunião que antecederia uma apresentação importante. Representantes de todas as áreas se reuniriam ali para, muito mais do que compartilhar seu trabalho, alinhá-lo com os demais, chegando num resultado coeso onde todas as partes conversam perfeitamente. Sem alinhamento, essa espécie de rejunte adaptável às mais diversas superfícies, o que deveria ser um trabalho único e fluido, viraria um varal desinteressante de entregas. E, convenhamos, ninguém merece ralar horas a fio para mergulhar num mar de “desinteressância”.
Quando se fala em novas funções, sobretudo em agências de publicidade, muitos pensam naquelas relacionadas à tecnologia. Eu penso na figura do gerente de projeto que, não à toa, está se tornando uma das funções mais importantes. Os GPs têm como principal responsabilidade conectar as áreas para fazer as coisas acontecerem, cascateando a informação e fazendo com que ela chegue a todos de um jeito alinhado. E isso muda não apenas o fluxo de trabalho, muda o próprio trabalho.
Mas quero alinhar um ponto aqui: alinhamento não é sobre concordar em tudo, não, tá? É também sobre ter total clareza daquilo com o qual não se concorda. Informações bem compartilhadas operam milagres, enquanto as represadas bloqueiam toda e qualquer possibilidade de evolução. Ringo, Paul, John e George, mais do que 4 músicos talentosíssimos, formaram a banda que mudou o curso da história. Alinhamento, mesmo com tantas diferenças, foi o quinto Beatle que, ao contrário de Pete Best, só se retirou no final. Aliás, quando ele deixou de existir, a banda seguiu o mesmo caminho.
Quer ver uma equipe remando para objetivos diferentes e não chegando a lugar nenhum? Simples, é só desalinhar a liderança e aí está. Um jantar desagradável? Convide aquele casal desalinhado e garanta algumas horas dificílimas de engolir. É tiro e queda.
Mas tudo isso que você leu acima foi apenas uma bela desculpa retórica para chegarmos a esta parte do texto. Porque é a partir daqui que vou trazer o que realmente me motivou a escrever este artigo e facilitar o alinhamento dos astros e dos chakras: o alinhamento interno.
Você, alinhada com você mesma. A frase é piegas e parece um slogan ruim de hidratante, mas – acredite – também faz muito bem à pele. Esse processo que só o tempo proporciona tem o poder de nos deixar muito mais flexíveis e com mais ferramentas para escolher as batalhas e focar nelas. Por outro lado, traz também a clareza daquilo que simplesmente não dá para abrir mão. E só dá separar um do outro se estivermos alinhadas com quem somos, onde e, principalmente, como queremos chegar. Os barulhos que bagunçam nossas reuniões internas aos poucos se silenciam e nossa voz fica muito mais clara.
Sem isso, o tapete ficaria pequeno para o monte de coisas jogadas embaixo dele. Saber o que se quer só é menos importante do que saber o que não se quer. Alinhamento interno faz faxina, limpa os vidros, tira o pó dos móveis. E, com a casa ajeitadinha, fica muito mais fácil a difícil tarefa de fazer escolhas, já que cada decisão tomada é uma consequência, e não uma batalha.
Lia D Castro, artista maravilhosa que tive o prazer de ouvir outro dia, num painel, lançou o seguinte questionamento: qual a sua posição no mundo?
Compartilhe
Veja também
Como as marcas podem combater o racismo na publicidade?
Agências, anunciantes e pesquisadores discutem como a indústria pode ser uma aliada na pauta antirracista, sobretudo frente ao recorte de gênero
Cida Bento é homenageada pela Mauricio de Sousa Produções
A psicóloga e ativista vira personagem dos quadrinhos no projeto Donas da Rua, da Turma da Mônica