Brasileiras ganham prêmio de empreendedorismo feminino da Fundação Bayer
Premiação impulsiona soluções inovadoras criadas por mulheres do hemisfério sul global nas áreas da saúde, nutrição e agricultura
Brasileiras ganham prêmio de empreendedorismo feminino da Fundação Bayer
BuscarPremiação impulsiona soluções inovadoras criadas por mulheres do hemisfério sul global nas áreas da saúde, nutrição e agricultura
Meio & Mensagem e Meio & Mensagem
16 de junho de 2023 - 14h59
A Bayer Foundation, em colaboração com o Unknown Group, anuncia as vencedoras do Bayer Foundation Women Empowerment Award 2023. O prêmio reconhece e apoia 15 empresárias de destaque do Sul Global, América Latina, África, Oriente Médio e Ásia-Pacífico, que estão impulsionando a mudança social por meio de suas inovações em saúde, nutrição e soluções agrícolas. Dentre as selecionadas, estão duas brasileiras: Daniella Castro Araújo, Co-CEO da Huna, e Sávia Gavazza, Co-Fundadora da Pluvi – Soluções Ambientais Inteligentes.
No mundo das startups, as mulheres enfrentam desafios significativos, como financiamento limitado, discriminação e falta de oportunidades e de networking. Este prêmio visa capacitar e elevar as mulheres empreendedoras, além de acelerar o crescimento e impacto de suas empresas. O reconhecimento oferece um valor em dinheiro de 25 mil euros, treinamento personalizado, networking e a participação da edição global do evento.
A premiada Daniella Castro Araújo é CTO da Huna, uma startup que quer usar a inteligência artificial para ajudar na detecção precoce do câncer de mama. Já a Pluvi, da fundadora Prof.ª Sávia Gavazza, é uma startup incubada no Tech Hub da Universidade Federal de Pernambuco. Com uma tecnologia própria, elas transformam a água da chuva em água potável para consumo humano seguro, sem uso de produtos químicos.
A chamada de inscrições para a premiação iniciou em 13 de fevereiro deste ano e atraiu uma gama diversificada de empreendedoras das regiões do sul global. O processo seletivo envolveu quase mil candidatas, dentre as quais foram escolhidas as 15 vencedoras. Os critérios de seleção levaram em conta o impacto social dos empreendimentos de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), além do compromisso com o avanço de suas comunidades locais construindo modelos de negócios inovadores.
“Acreditamos no poder da inovação social e no papel das mulheres empresárias: elas têm o potencial de serem as principais agentes da mudança para suas comunidades e são capazes de melhorar a nutrição e a saúde de muitas pessoas em necessidade. Mas sabemos que a jornada do empreendedorismo feminino, principalmente nos países do sul global, é marcada por grandes desafios como falta de financiamento, discriminação e ausência de apoio. Nosso Prêmio de Empoderamento Feminino pretende retirar essas barreiras para que as mulheres empresárias e seus negócios possam crescer“, afirma Jana op den Winkel, Program Manager da Fundação Bayer.
Já Madelon Bangma, CFO do Unknown Group, diz: “Estou muito feliz que o Unknown Group e a Bayer são parceiras do Women Empowerment Award 2023. Fui membra do júri ano passado, e conversar com as fundadoras e apoiar seus projetos foi uma experiência verdadeiramente significativa. Agora que o prêmio foi expandido para incluir mais três regiões do sul global, temos a chance de criar inovações ainda mais impactantes socialmente para as áreas da saúde, nutrição e agricultura”.
As cinco vencedoras de cada região foram:
Ásia-Pacífico
Akshita Sachdeva, Co-fundadora da Trestle Labs (Índia);
Ayesha Zulfiqar – Chefe Diretora Médica da Bionik (Paquistão);
Divya Munot, Cofundadora da Machau Bamboo (Índia);
Fariel Salahuddin – Fundadora da UpTrade/Goats for Water (Paquistão);
Tiffany Tong – Cofundadora da Aloi (Singapura);
África e Oriente Médio:
Christina Mawuse Gyisun – Co-fundadora da Sommalife (Gana);
Jocelyne Agbo – Fundadora da Farm On Wheels (Nigeria);
June Muchuku – Cofundadora da Plumbee Wholefoods Ltd (Quênia);
Madhvi Dalal – Fundadora da Padmad (Quênia);
Maryanne Gichanga – Co-fundadora da AgriTech Analytics (Quênia);
América Latina:
Cristina Campero Peredo – CEO da Prosperia (México);
Daniella Castro Araújo – Co-CEO da Huna (Brasil);
Elisa Violeta Bertini – Cofundadora da Puna Bio (Argentina);
Ingrid Briggiler – Fundadora da Nume (Argentina);
Sávia Gavazza – Co-Fundadora da Pluvi – Soluções Ambientais Inteligentes (Brasil).
Anteriormente, o prêmio focava em startups do continente africano. Já em 2023, a premiação incorporou mais três regiões: América Latina, Oriente Médio e Ásia-Pacífico, das quais foram escolhidas cinco iniciativas por região. As inscrições para 2024 começam no início do próximo ano.
A Bayer Foundation, o braço filantrópico da Bayer, catalisa o poder da ciência e da inovação, concentrando-se em dois pilares estratégicos: o avanço da ciência como base para a progresso e impulsionando o empreendedorismo social como um facilitador para mudanças duradouras. No campo da inovação social, a Bayer Foundation apoia empresas sociais com fundos, capacita mulheres com prêmios exemplares, promove soluções empreendedoras para problemas sociais e promove a colaboração entre as partes interessadas.
Compartilhe
Veja também
Como as marcas podem combater o racismo na publicidade?
Agências, anunciantes e pesquisadores discutem como a indústria pode ser uma aliada na pauta antirracista, sobretudo frente ao recorte de gênero
Cida Bento é homenageada pela Mauricio de Sousa Produções
A psicóloga e ativista vira personagem dos quadrinhos no projeto Donas da Rua, da Turma da Mônica