Os cases de diversidade, equidade e ESG que ganharam Grand Clios
Temas representaram 28% das campanhas premiadas, reflexo do compromisso da indústria criativa com questões contemporâneas
Os cases de diversidade, equidade e ESG que ganharam Grand Clios
BuscarTemas representaram 28% das campanhas premiadas, reflexo do compromisso da indústria criativa com questões contemporâneas
Meio & Mensagem
15 de maio de 2025 - 9h33
Na cerimônia do Clio Awards 2025, realizada no dia 13 de maio, em Nova York, o Brasil conquistou 2 Grand Clios, principal troféu da premiação norte-americana. As 39 campanhas que levaram o prêmio máximo se destacaram pela diversidade de temas e abordagens, sem seguir uma linha narrativa única.
Ainda assim, alguns temas ganharam protagonismo. O único case de equidade de gênero a conquistar o principal troféu veio do Brasil, com “Out-of-Home Matches”, da LePub para Heineken. Somado a pautas como diversidade, inclusão e ESG, esses assuntos representaram 28% das campanhas premiadas, um reflexo do nível de compromisso da indústria criativa com questões contemporâneas urgentes.
Entre os destaques, o case brasileiro “Blood Aid”, criado pela agência DM9 para a Dasa, foi reconhecido na categoria de Design por sua abordagem frente ao dado de quase 40% dos brasileiros desconhecerem seu tipo sanguíneo, o que pode dificultar respostas rápidas em emergências médicas e doações de sangue.
Outra campanha foi “Voice 2 Diabetes”, da Klick Health para o KVI Brave Fund INC, que desenvolveu uma ferramenta de inteligência artificial para ajudar no diagnóstico precoce do diabetes, sobretudo entre populações com dificuldades de acesso a cuidados médicos.
Conheça mais sobre os cases de diversidade, equidade de gênero e ESG que conquistaram Grand Clios no Clio Awards 2025.
Quando as pessoas com síndrome de Down são incentivadas a dizer “talvez eu possa”, é possível que elas consigam mesmo. Isso é o que mostra a campanha “Assume That I Can”, lançada em 2024 para o Dia Mundial da Síndrome de Down.
Criada pela organização italiana CoorDown em parceria com diversas entidades internacionais, como a Canadian Down Syndrome Society e a National Down Syndrome Society dos Estados Unidos, a campanha foi desenvolvida pela agência nova-iorquina Small, com produção da Indiana Production e direção de Rich Lee.
O filme é estrelado pela atriz canadense Madison Tevlin, que desafia estereótipos ao mostrar que, quando se assume o potencial das pessoas com síndrome de Down, elas podem alcançar feitos notáveis. A mensagem central é um convite à sociedade para substituir suposições limitantes por expectativas positivas na inclusão e valorização da diversidade.
A campanha “In Transit”, lançada em 2024 para celebrar o Dia da Visibilidade Transgênero, teve como destaque a voz de Bernie Wagenblast, conhecida por suas locuções no metrô de Nova York, que recentemente se assumiu como mulher transgênero. Durante uma semana, os anúncios do metrô foram regravados com sua nova voz, acompanhados de mensagens pessoais sobre sua transição, promovendo aceitação e visibilidade trans.
Criada pela agência Area 23, parte do IPG Health, em parceria com a Callen-Lorde Community Health Center, o Metropolitan Transportation Authority (MTA) e o NYC LGBT Historic Sites Project, a campanha também incluiu uma série de podcasts, mídia em estações e um mapa virtual que destacou marcos históricos trans na cidade.
O estúdio de design e animação Lado Animation, a produtora de filmes Famous Who e a produtora de áudio Bumble Beat foram responsáveis pela produção da campanha.
Com mais de 3,2 milhões de passageiros impactados diretamente e ampla cobertura da mídia, “In Transit” recebeu também dois Leões de Ouro no Festival de Cannes Lions 2024.
Realizada pela fazenda Schäferei Stücke e a organização LSVD+ (Federação Queer Diversity), “Rainbow Wool” transformou a lã de carneiros que se recusam a acasalar com fêmeas, animais frequentemente descartados pela indústria por não servirem à reprodução, em uma coleção de moda que celebra a diversidade e apoia a comunidade LGBTQIA+.
Com o cantor e influenciador alemão Bill Kaulitz como embaixador e co-designer, a ação incluiu peças de alta-costura e acessórios acessíveis, como bonés e cadarços, com vendas revertidas para projetos queer em países hostis à diversidade.
A identidade visual foi criada pelo estúdio espanhol Hey, e a campanha contou com ativações em mídias sociais, murais urbanos e apoio de influenciadores na Alemanha e no Reino Unido. Como resultado, além da promoção da inclusão, a iniciativa salvou mais de 20 carneiros do abate.
A campanha, lançada em setembro de 2024, foi desenvolvida pela agência de comunicação independente europeia Serviceplan.
A campanha “Out-of-Home Matches”, criada pela LePub (operação montada em 2020 em Amsterdã, na Holanda, e em Milão, na Itália, para atender a conta global de Heineken, e trazida em 2022 ao Brasil pelo Publicis Groupe para o mesmo propósito), transformou mais de 3.500 pontos de mídia out-of-home em 13 cidades brasileiras em telões que transmitiam ao vivo partidas da UEFA Women’s Champions League (UWCL).
A ação tinha o objetivo de aumentar a visibilidade do futebol feminino por meio de espaços de mídia tradicionalmente estáticos, para criar experiências de entretenimento ao ar livre.
Além de exibir os jogos, os painéis digitais direcionavam os espectadores para bares parceiros próximos, oferecendo cupons de desconto da Heineken.
“Meet Marina Prieto”, criada pela agência David Madrid para a JCDecaux, consistiu em uma ação publicitária que exibiu fotos de Marina Prieto, uma mulher de 100 anos com apenas 28 seguidores no Instagram quando a campanha teve início, em estações de metrô de Madri.
As imagens mostravam postagens de Marina em atividades cotidianas, como regar plantas e comer churros, despertando curiosidade entre os passageiros, que começaram a pesquisar sobre ela nas redes sociais e até tirar selfies com as fotos. O objetivo principal da campanha era retomar o interesse e o investimento das marcas em publicidade no metrô, que havia diminuído consideravelmente no País.
A ação alcançou diferentes países e fez de Marina uma influenciadora com alto engajamento nas redes sociais e nas ruas de Madri.
A campanha “Recycle Me” da Coca-Cola, criada pela Ogilvy New York em 2024, desafiou as diretrizes tradicionais da marca ao amassar seu famoso logo, em uma simulação do processo de reciclagem, com o lema “Recicle-me”.
Implementada globalmente, a ação usou outdoors digitais, jornais, mídias sociais e vídeos digitais, para incentivar os consumidores a reciclar suas latas e garrafas.
A campanha “Adoptable. By Pedigree”, lançada em 2024 pela agência Colenso BBDO de Auckland, Nova Zelândia, em parceria com a produtora Nexus Studios, usou inteligência artificial para transformar fotos simples de cães de abrigos em imagens de qualidade profissional. O objetivo era chegar mais perto do propósito da marca de acabar com o cenário de cães em situação de rua.
As imagens foram integradas a anúncios digitais da Pedigree, promovendo simultaneamente os produtos da marca e a adoção de cães. Quando um cão era adotado, sua imagem era automaticamente removida da campanha. No começo, a campanha foi veiculada na Nova Zelândia, mas, depois, foi expandida globalmente.
“Blood Aid”, da agência DM9 para a Dasa, introduziu um curativo inovador que revela o tipo sanguíneo de uma pessoa em segundos. A tecnologia se dá pelo uso de uma camada de fibras sintéticas com um líquido reagente que, ao entrar em contato com o sangue, identifica o tipo sanguíneo por meio do processo de aglutinação.
A ação partiu do insight de que quase 40% dos brasileiros desconhecem seu tipo sanguíneo, o que pode dificultar respostas rápidas em emergências médicas e doações de sangue.
Criada pela agência Klick Health para o KVI Brave Fund, “Voice 2 Diabetes” desenvolveu uma ferramenta que usa inteligência artificial para analisar amostras de voz e detectar sinais precoces de diabetes tipo 2, com precisão de 89% para mulheres e 86% para homens.
A tecnologia visa facilitar o diagnóstico precoce da doença, especialmente em comunidades com acesso limitado a cuidados médicos, transformando amostras de voz em uma ferramenta de triagem capaz de alcançar milhões de pessoas.
A campanha “Pub Museums”, da agência LePub em parceria com a Publicis Dublin para a Heineken em 2024, transformou pubs históricos da Irlanda, como o Sean’s Bar, em Athlone, considerado o mais antigo do mundo, em museus virtuais, por meio de realidade aumentada.
O objetivo da iniciativa era preservar esses estabelecimentos culturais, muitos ameaçados de fechamento devido a dificuldades econômicas. Ao classificá-los como patrimônios históricos elegíveis para incentivos fiscais e apoio governamental, o cenário passou a ser mais otimista.
Por meio da tecnologia de realidade aumentada, visitantes podiam acessar histórias e objetos digitais dos pubs ao escanear QR codes nas fachadas dos estabelecimentos.
“Magnetic Stories” tornou a experiência de crianças submetidas a exames de ressonância magnética um pouco menos difícil. Por meio de sons característicos — e, para muitas, assustadores — das máquinas de ressonância, a iniciativa desenvolveu audiobooks infantis que sincronizam essas sonoridades com narrativas lúdicas, convertendo ruídos em elementos de histórias com trens, robôs e espaçonaves.
Criado pela agência Area 23 (parte da IPG Health) para a Siemens Healthineers, o projeto piloto foi implementado na rede hospitalar CUF, em Portugal.
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