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Deh Bastos, diretora de Criação na Publicis, é homenageada pela Turma da Mônica

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Deh Bastos, diretora de Criação na Publicis, é homenageada pela Turma da Mônica

A publicitária vira personagem dos quadrinhos no projeto Donas da Rua, da Maurício de Sousa Produções


28 de novembro de 2022 - 15h53

A personagem Milena, da Turma da Mônica, como Deh Bastos, Diretora de Criação e Conteúdo da Publicis (Crédito: Divulgação)

“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar, porque tem gente que tem esperança do verbo esperar.” Assim como diz Paulo Freire, Deh Bastos é dessas que acredita na esperança e pratica o verbo esperançar em tudo o que faz. A criadora do projeto Criando Crianças Pretas e Diretora Criativa na agência Publicis Brasil foi a personalidade escolhida para ser homenageada pelo projeto Donas da Rua, da Maurício de Sousa Produções, no mês de novembro, para a data da consciência negra.

“Sem dúvida nenhuma, foi um dos maiores reconhecimentos que eu tive na minha carreira”, conta a publicitária. “Quando recebi a notícia, eu lembro que eles me falaram que seria um carrossel para postar no Instagram. Quando falaram isso, eu pensei que seriam várias mulheres e fiquei muito feliz. Só no dia que saiu o release que eu me dei conta que era eu sozinha, que eu estava sendo homenageada, no mês da consciência negra, pela maior referência do imaginário infantil brasileiro”.

Deh Bastos é uma referência quando o assunto é educação antirracista. Em sua conta no Instagram, em revistas, palestras e consultorias que dá, ela se dedica a traçar diálogos para que o antirracismo esteja presente no cotidiano das famílias e das organizações. Por isso, quando recebeu a notícia da homenagem, a emoção não poderia ser maior. “É um reconhecimento do meu propósito com a educação, com as crianças e para a minha busca por construir novos imaginários com os corpos pretos”, relata.

Donas da rua: a força das mulheres

Gorducha, baixinha e dentuça. Em 1963, Mauricio de Sousa criou a sua primeira personagem feminina, que seria reconhecida pelas próximas gerações de crianças e adultos: a Mônica. Apesar da constante implicância de Cebolinha, a menina do vestido vermelho nunca levou desaforo para casa. Ali nos quadrinhos da turma da rua do limoeiro, nascia uma referência feminina de força e liderança.

Assim como a personagem, existem milhares de mulheres fortes e que ganharam espaço de destaque por sua determinação. “Nós acreditamos que garotas são heroínas natas com a Mônica”, ressalta a Maurício de Sousa ao apresentar o projeto Donas da Rua.

A iniciativa homenageia mulheres notáveis do Brasil e do mundo em diversas áreas do conhecimento, como as artes, ciência e esporte. Dentre as homenageadas estão Maya Angelou, Bell Hooks, Ingrid Silva, Marie Curie, Malala Yousafzai, Rafaela Silva, Formiga, Ana Fontes, Maria Firmina dos Reis, Clarice Lispector, Tarsila do Amaral, Frida Kahlo, Tomie Ohtake e muitas outras.

O ponto central do projeto é retratar as meninas dos quadrinhos (Mônica, Magali, Milena, Marina, Rosinha, Dorinha e outras) como mulheres de destaque do mundo real e contar as suas histórias. A iniciativa ressalta a importância da diversidade entre as personagens e tem como objetivo “inspirar meninas e outras mulheres a buscarem seu espaço em áreas como artes, ciências, esportes e literatura. Toda menina pode ser o que quiser!”, explica o site do Donas da Rua.

Deh Bastos: mãe, comunicadora e inspiração

Deh Bastos, publicitária e criadora da conta @criandocriancaspretas (Crédito: Divulgação)

Quando criança, Deh era apaixonada pelos gibis da Turma da Mônica. Ela aprendeu a ler com as histórias e se identificava com a protagonista, principalmente quando era chamada de gorducha. A identificação não parava ali naquele apelido, porque a publicitária se inspirava na força que a menina transmitia. “Sempre me identifiquei com a Mônica. A Turma da Mônica é um dos primeiros desenhos brasileiros que reforça essa coisa da mulher forte, da mulher que é líder”.

“Lembro que quando lançou a Milena, que é a personagem negra, eu fiquei extremamente emocionada”, conta. Por isso a alegria ao ver Milena a representando entre as Donas da Rua, ao lado de tantas mulheres de destaque.

Como publicitária, Deh Bastos é diretora de Criação na Publicis e já trabalhou com grandes marcas como Coca-Cola, Petrobras, Ambev, entre outras. Foi editora de conteúdo e produtora de cinema, quando ganhou o Prêmio Monet em 2013 de Melhor Programa Feminino, com a equipe de produção do “Boas Vindas” do canal GNT.

Já como ativista da causa antirracista, Deh é criadora do perfil no Instagram @CriandoCriançasPretas, que além de ser um projeto de comunicação, é uma rede de famílias interessadas numa educação pautada no combate ao racismo. Ela foi colunista na Revista Crescer, onde escrevia sobre maternidade e educação, e é co-autora do livro “Maternidades Plurais” do selo Fontanar do grupo Companhia das Letras.

Além disso, Deh é professora de criatividade de MBA na FIAP e consultora em comunicação antirracista, com participações em instituições como FioCruz, LinkedIn, Instituto Claro, Revista Pais e Filhos, Thoughtworks, Discovery, Casa TPM (revista Trip), Mesa Company, YouPix Summit, entre outros.

Sobre seu propósito de vida e o reconhecimento pela sua atuação, Deh Bastos ressalta sua aposta na esperança. “É preciso esperançar, não parar de lutar, não só pelos nossos filhos, mas por todas as nossas crianças. Porque, socialmente, todas as crianças são nossas. Todo o tipo de trabalho que fazemos impacta nas crianças, impacta no futuro, e isso dá sentido para a vida”, reflete a publicitária.

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