Assinar

É hora de incorporar o legado da Madonna ao mundo corporativo

Buscar
Publicidade
Opinião

É hora de incorporar o legado da Madonna ao mundo corporativo

Enquanto fãs se preparam para o maior show da carreira da artista, esta também é uma oportunidade de refletir sobre as lições de Madonna que transcendem o território da música


2 de maio de 2024 - 10h56

(Crédito: Getty Images)

Você já deve estar sabendo, já que o assunto dominou as conversas e portais de notícias desde o início do ano: a rainha do pop vem aí! Madonna está comemorando 40 anos de sua carreira lendária e, como parte das celebrações, vai realizar um show gratuito na icônica Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Mas enquanto os fãs se preparam para uma noite de música e nostalgia, esta também é uma oportunidade de refletir sobre as lições de Madonna que extrapolam o território da música – e que servem de referência para o mercado de trabalho. Compartilho aqui minha reflexão de como a diva inspira comportamentos que podem ser aplicados em diversos contextos, do marketing à liderança, mas principalmente para as mulheres no mercado de trabalho.

O poder da reinvenção constante

Para estar no topo por tanto tempo, Madonna desenvolveu uma habilidade que considero essencial para profissionais e as marcas que representam em qualquer fase da vida: a reinvenção contínua. Desde os anos 1980 ela passou por diversas fases, sem deixar de se manter relevante e influente. Faço um paralelo aqui com a marca Veja, que completa 55 anos em 2024. Imagina se não tivéssemos acompanhado toda a evolução do mercado de limpeza, que passa por aspectos técnicos como criar soluções para cada cômodo ou necessidade, e também evoluções sociais, como a responsabilidade conjunta de cuidado do lar? Com Madonna e Veja como exemplos,
fica claro: para se destacar e perdurar, é preciso não apenas acompanhar, mas liderar a mudança.

Construção de uma marca pessoal forte

Quem vê o cabelo loiro, o guarda-roupa preto e a atitude destemida, entende: Madonna é muito mais do que uma cantora, ela é uma marca. Sua habilidade em construir e manter uma marca pessoal forte ao longo dos anos é um exemplo inspirador para profissionais em busca de sucesso. Desde sua imagem até sua música e performances, ela criou uma identidade única que ressoa com milhões de fãs ao redor do mundo. Essa não é uma prerrogativa exclusiva para artistas. Como profissionais, precisamos encontrar nosso nicho de atuação e nos empoderar daquela especialidade que nos diferencia dos demais. Express yourself!

Coragem para desafiar normas e expectativas

Seja como artista, em suas letras e performances, ou como pessoa física, ao se posicionar por aquilo que acredita, o que não falta à Madonna é coragem para ser autêntica e expressar-se livremente. Essa é uma lição poderosa para empreendedores e profissionais, especialmente para nós, mulheres no mercado de trabalho. Em um ambiente muitas vezes dominado por ideias e padrões predefinidos, a capacidade de questionar o status quo abre portas para a inovação e o sucesso.

Como usar a tecnologia como aliada

Em recente entrevista para a revista Marie Claire, Madonna lembrou que é mestre em se adaptar às mudanças na indústria da música e ao avanço da tecnologia: “Acho que a coisa mais controversa que já fiz foi permanecer. Continuarei hoje, amanhã e pelos próximos 100 anos.” Desde o lançamento de vinis até a era digital, ela abraçou cada nova tendência e plataforma, mantendo-se – ou melhor, permanecendo – sempre relevante. Flexibilidade e adaptabilidade são habilidades essenciais para quem busca sobreviver e prosperar no mercado.

Liderança visionária constrói legado

Como líder, Madonna inspirou e influenciou uma geração de artistas e fãs. Sua determinação, paixão e visão a tornaram uma figura emblemática não apenas na música, mas também como um símbolo de empoderamento feminino. Seu legado, celebrado na turnê que encerra na praia de Copacabana, é um lembrete poderoso de que as mulheres têm um lugar de destaque no mundo dos negócios e que a liderança feminina pode ser tanto poderosa quanto inspiradora.

Que a obra da Madonna e sua jornada pessoal inspiradora sejam um lembrete de que, com determinação, coragem e visão, é possível alcançar o sucesso e deixar um legado duradouro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como as marcas podem combater o racismo na publicidade?

    Como as marcas podem combater o racismo na publicidade?

    Agências, anunciantes e pesquisadores discutem como a indústria pode ser uma aliada na pauta antirracista, sobretudo frente ao recorte de gênero

  • Cida Bento é homenageada pela Mauricio de Sousa Produções

    Cida Bento é homenageada pela Mauricio de Sousa Produções

    A psicóloga e ativista vira personagem dos quadrinhos no projeto Donas da Rua, da Turma da Mônica