Maria Luiza Askar López
Unilever
“Na agência, a cobrança é por prazos e entregas. No cliente, é por resultados”, afirma Maria Luiza Askar López, 38 anos, diretora de mídia da Unilever, posição que ocupa desde 2008, após ter atuado em agências.
No cargo atual tem como desafio trabalhar os melhores canais para ajudar a manter a liderança em dez das 13 categorias onde a Unilever atua. Antes da multinacional de bens de consumo, Malu, como é conhecida, ocupou por dois anos a posição de diretora de planejamento estratégico na Initiative, em Nova York, agência de mídia do grupo Interpublic. Anteriormente, trabalhou na Lowe, coordenando o processo de comunicação das diversas marcas da Unilever na América Latina por quatro anos, além de ter passado por McCann Erickson e Salles/D’Arcy, sempre na área de planejamento estratégico de mídia e canais.
Maria Lucia Cucci e Leila Cabral, da Salles; Janet Fitzpatrick e Sarah Power, na Initiative; e hoje, Aline Santos e Andrea Salgueiro, da Unilever, são algumas das mulheres que já trabalharam e que ainda inspiram a carreira de Malu, que nasceu em Madri e veio ainda criança para o Brasil de navio. Ela cita também a professora Lucília, de literatura, que a ensinou a gostar de Clarice Lispector. Foi com uma frase da autora que Malu agradeceu à conquista do Prêmio Caboré 2011 ao dizer ser como “uma pessoa comum que, de súbito, se torna reconhecível”. Formada em
publicidade pela ESPM, a executiva diz que a premiação a levou a pensar na diversidade da vida das mulheres. “Sempre tive exemplos fortes, mas nunca havia me identificado com esta condição”. Malu diz acreditar no papel da mulher na família e na sociedade. “Quero ter filhos e já estou preparada. Poder escolher deixa a mulher mais feliz. Temos hoje a liberdade de perceber que não precisamos ser perfeitas em tudo. O papel de mãe completa o nosso propósito”, afirma.