W2W Summit - Programação
Assinar

Programação

 “Muito além de conquistar espaços”

Sentar na cadeira de alta liderança não basta. É preciso se manter nela, e esse, talvez, seja o maior desafio. Envolve transformação. Das diversas áreas de atuação, do ecossistema, do mercado, do planeta e até de si mesma. É preciso mexer nos ponteiros, mudar realidades, impactar vidas. Ampliar presença. Na terceira edição do Women to Watch Summit, evento que visa dar protagonismo a mulheres que fazem a diferença não apenas no mercado da comunicação e do marketing, mas também em áreas-chave da sociedade, queremos trazer reflexões de personagens que já ocupam espaços relevantes e desejam usar esses lugares para transformar cenários e vislumbrar futuros possíveis. Em um dia de programação com diversidade de temas, vamos refletir, inspirar e conectar pessoas de lugares e pensamentos diversos para que juntas possamos apontar novos caminhos e ampliar nossos espaços. 


Confira alguns destaques da programação do Women to Watch Summit:

 

HoráriosTEMA
9h15Trilha Futuros Regenerativos 

A mão invisível do ESG
Do tripé da sustentabilidade, criado em 1994 pelo britânico John Elkington, à difusão do termo “ESG” pelo Pacto Global da ONU, a prática tornou-se um pilar essencial de empresas que querem manter seus negócios e reputações vivos frente às mudanças climáticas e à corrupção, desigualdade de direitos e falta de oportunidades nas companhias. Mas, para além do selo dado às organizações que cuidam do meio ambiente, da governança corporativa e da responsabilidade social, o quanto é possível ter estratégias inovadoras e alinhadas ao ESG nas empresas? O capitalismo regenerativo é mesmo viável? O que realmente mexe os ponteiros dos negócios, do planeta e da sociedade? O painel reúne lideranças que pensam e atuam nessa área para discutir o cenário e futuros possíveis do ESG no Brasil e no mundo. 

Painelistas: 
Raquel Ogando, Diretora de Reputação e Sustentabilidade da BRF 
Denise Hills, Conselheira consultiva e especialista em sustentabilidade
Grazi Mendes, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão da ThoughtWorks 

Moderadora: 
Michelle Borborema, Editora de conteúdo e estratégia da plataforma Women To Watch
9h45Trilha Carreira e Empreendedorismo

Desafios da liderança: a arte de fazer escolhas  
Liderar em tempos complexos como os atuais, nos quais a tomada de decisões difíceis é uma marca e ao mesmo tempo a exigência por foco e resultados dita o tom requer uma enorme habilidade para priorizar as escolhas. Nesse contexto, muitos líderes hesitam ou ficam ansiosos ao enfrentar escolhas complexas. Isso pode resultar em atrasos e impactos negativos para os negócios, equipes, sem falar na pressão individual de quem está no comando. Painel vai reunir três lideranças para uma troca de experiências sobre desafios de suas jornadas. 

Painelistas: 
Claudia Muchaluat – Presidente da Intel Brasil
Claudia Woods, CEO Latam da WeWork

Moderadora:
Maria Laura Nicotero, Presidente da plataforma Women To Watch e CEO da Momentum
10h15Trilha Carreira e Empreendedorismo

Negócios criados sob medida para necessidades femininas 
No Brasil, as mulheres empreendem tanto quanto os homens, porém, enfrentam barreiras adicionais que impedem que seus negócios avancem. Tais obstáculos vão muito além de saber fazer um plano de negócios e incluem crenças culturais sobre os deveres delas na sociedade. No entanto, algumas mulheres conseguiram furar esse telhado de vidro e construíram empreendimentos de sucesso a partir de suas histórias e com foco em necessidades bem femininas. 

Painelistas: 
Daniele DaMata, CEO da DaMata Makeup
Emily Ewell, Co-fundadora e CEO da Pantys
Luana Ozemela, co-fundadora da BlackWin e VP de impacto social no iFood

Moderadora:
Ana Fontes, Presidente da Rede Mulher Empreendedora
10h45Trilha Futuros Regenerativos

Vinte anos depois: a engenharia reversa da campanha pela Real Beleza de Dove 
Ao longo de duas décadas, o conceito “Campanha pela Real Beleza”, de Dove, da Unilever, lançado em 2004, coleciona diversos prêmios globalmente e impactou positivamente a comunicação de marcas e produtos de beleza. Até então, esse segmento de consumo frequentemente tinha na sua publicidade modelos e padrões de beleza bastante inacessíveis, em especial, para um país como o Brasil. O conceito foi se atualizando ao longo desses 20 anos e hoje tem como um de seus focos o impacto nas mulheres, especialmente adolescentes, das mídias sociais. Painel reúne profissionais envolvidas na concepção inicial do projeto, quem está à frente hoje e discute os impactos dessa campanha para a discussão mais ampla sobre propósito de marca.
  
Painelistas: 
Andreza Graner, Diretora de Marketing da Unilever
Silvia Lagnado, Ex-Vice Presidente global da marca Dove  
Luiz Fernando Musa, CEO da Ogilvy 

Moderadora:
Regina Augusto, Curadora de conteúdo da plataforma Women To Watch e diretora executiva do Cenp
11h25Trilha Futuros Regenerativos

Como vencer a impostora que me habita  
Aproximadamente 70% das pessoas se sentem “uma fraude” no ambiente de trabalho alguma vez na vida, de acordo com uma pesquisa da Universidade Dominicana da Califórnia. Esse sentimento compõe a Síndrome do Impostor, termo usado pela primeira vez em 1978 pelas psicólogas Pauline Clance e Suzanne Imes. A condição é definida pelas pesquisadoras como uma experiência individual baseada em uma autopercepção de falsidade intelectual, ou seja, de ser uma fraude. A síndrome do impostor acomete homens e mulheres, mas parece ganhar mais força nas mulheres. Como lidar e superar a autossabotagem? Que estratégias são eficazes para vencermos esse processo? 
  
Painelistas: 
Luanda Vieira, jornalista e apresentadora do podcast O Corre Delas
Rafa Brites, Apresentadora 

Moderadora:
Camila Fremder, Escritora, roteirista e apresentadora do podcast É Nóia Minha?
11h55Trilha Futuros Regenerativos

O tempo como capital: precisamos ressignificar a velhice 
O Brasil está passando por uma transformação demográfica. Pela primeira vez na história, dentro de pouco tempo seremos um país com mais idosos do que crianças. Esse processo tem implicações expressivas na economia. No entanto, é no aspecto social que reside um dos maiores desafios, pois somos uma sociedade ” etarismo”, que impede que pessoas acima dos 40 anos sejam livres para fazerem o que bem entenderem. Painel vai trazer reflexões sobre como a pressão por padrões estéticos cria ansiedade, especialmente às mulheres e como se faz necessária uma mudança de chave para passarmos a encarar a longevidade como um lugar de potência e oportunidade.
  
Painelista: 
Mirian Goldenberg, Antropóloga e pesquisadora 

Moderadora: 
Rita Almeida, Head de estratégia da AlmapBBDO 
15h00Trilha Futuros Regenerativos 

Foco e resgate do presente: quando os sentidos são a base do negócio 
A acessibilidade garante às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida uma vida mais independente, integração social e o exercício pleno da cidadania. No entanto, apesar de ser um direito previsto em lei, estas garantias ainda são um desafio na sociedade. Nos últimos anos, esta frente tem sido parte fundamental da estratégia de negócios de algumas empresas. Outras, nasceram com este propósito. Neste painel, lideranças da Supersônica e Sondery contam sobre oportunidades, desafios e lições na jornada de abrir um novo filão a partir desta necessidade e da exploração dos nossos sentidos. 

Painelistas: 
Maria Stockler Carvalhosa, Sócia, curadora e editora da Supersônica
Ana Clara Schneider, Fundadora da Sondery

Moderadora: 
Amanda Lyra, consultora de acessibilidade digital e D&I e novos negócios da Asid Brasil
15h30Trilha Diversidade e Inclusão 

George Floyd 4 anos depois: caminhada interrompida? 
Após a comoção provocada pelo episódio do assassinato de George Floyd em 2020, nos EUA, quando diversas marcas brasileiras se declararam antirracistas, houve recentemente uma diminuição no interesse pela pauta e também uma estagnação de iniciativas em prol de mais inclusão racial, especialmente no topo da cadeia de comando no mundo corporativo. É como se o problema tivesse sido resolvido com as poucas e pequenas ações pontuais que foram feitas, mas que para surtirem efeito, precisam ser alimentadas, desenvolvidas e consolidadas. Na verdade, ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Painel vai analisar o momento atual da inclusão racial e o que é necessário para avançarmos efetivamente nessa agenda. 
  
Painelistas: 
Brisa Vicente, Co-CEO da Soko 
Luana Xavier: Atriz e influenciadora digital
Profª Draª Rosane Borges, Doutora em ciências da comunicação pela ECA-USP, professora e pesquisadora

Moderadora:
Cris Guterres, Jornalista e apresentadora
16h10Trilha Carreira e Empreendedorismo 

A lente criativa das mulheres na frente e atrás das câmeras 
Elas se destacam na frente e atrás das câmeras, em projetos internacionais e no cruzamento de fronteiras que misturam a multiplicidade de ofertas que o audiovisual hoje possibilita com a proliferação das plataformas de streaming. São protagonistas da promoção do talento feminino no audiovisual brasileiro e ganham espaço em um mercado que muito lentamente começa a se abrir mais para narrativas femininas. Neste painel compartilham suas experiências, trajetórias e fazem um balanço do mercado audiovisual brasileiro. 
  
Painelistas: 
Juliana Vicente, Diretora, cineasta e fundadora da Preta Portê Filmes
Luh Maza, Atriz, diretora e roteirista
Marina Person, Cineasta e apresentadora

Moderadora:
Mariana Youssef, Diretora de cena
16h50Trilha Carreira e Empreendedorismo 

A executiva por trás da personagem 
Mônica Sousa foi a inspiração para a criação da Mônica dos quadrinhos, uma das figuras infantis mais importantes do Brasil que também vem ganhando reconhecimento no exterior. Junto com seu pai, o desenhista Mauricio de Sousa, Mônica construiu a maior empresa de produção de histórias em quadrinhos do Brasil. Em busca de constante atualização, a Mauricio de Sousa Produções leva a Turma da Mônica para todas as interfaces onde é possível explorar a brincadeira e a imaginação, como em revistas (mais de um bilhão de exemplares vendidos), livros, filmes, desenhos animados, games, aplicativos e mais de três mil produtos licenciados. 
  
Painelista: 
Mônica Sousa, Diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções 

Moderadora:
Adriana Ferreira Silva, Jornalista e fundadora da Grená – Agência de Criação

 

Patrocínio

O que é Plataforma Women to Watch?

A plataforma é fruto da evolução da prestigiada homenagem anual às mulheres que fazem a diferença na indústria da comunicação, tornando-se muito mais ampla e transversal, com conteúdos diversos durante o ano todo. A Plataforma Woman To Watch tem a missão de ser um verdadeiro hub de protagonismo feminino, que promove a troca de experiências e a contribuição de lideranças para inspirar e acelerar carreiras, visando equidade e inclusão.

O que é Women to Watch Summit?

O Women to Watch Summit é o evento anual da Plataforma Women To Watch que visa dar visibilidade a trajetórias profissionais, cases empresariais e histórias inspiradoras que promovam protagonismo feminino, diversidade e boas práticas de estratégias de liderança, comunicação, governança corporativa e impacto social.

O que é Women to Watch Homenagem?

Realizado no Brasil por Meio & Mensagem desde 2013, o Women to Watch Homenagem traz a cerimônia de celebração das mulheres, com diferentes carreiras e bagagens profissionais, que contribuem para a evolução dos negócios no ecossistema da comunicação, ao mesmo tempo em que aponta para a importância da maior participação feminina nos cargos mais elevados da indústria.